Instruções de como viver uma vida cristã

Temos o entendimento que devemos santificar os nossos atos, que precisamos desenvolver a nossas salvação, e quanto a isto, temos a compreensão que precisamos fazer morrer os sentimentos, emoções e atitudes que brotam no nosso coração, ou seja, fazer morrer a natureza humana, para vivermos segundo a natureza de Deus, segundo a vida de Deus que nos foi concedida no novo nascimento.

Na carta que Paulo escreveu aos colossenses, temos um sumário de atitudes e ações que precisamos tomar para vivermos de modo digno do Senhor, como cidadãos do reino de Deus. Para vivê-las é fundamental compreendermos que morremos com Cristo e que precisamos enterrar a natureza humana que se opõe a viver segundo a vontade de Deus, a seguir, uma seleção dos principais pontos desta carta.

O que devemos pedir uns pelos outros:

“Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;” (Colossenses 1:9-10, RA Strong).

Entendimento que precisamos ter da nossa realidade:

“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.” (Colossenses 1:13-14, RA Strong)

Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” (Colossenses 1:18-20, RA Strong)

“agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis,” (Colossenses 1:22, RA Strong)

“Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças. ” (Colossenses 2:6-7, RA Strong). “tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.” (Colossenses 2:12, RA Strong)

“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;” (Colossenses 2:13-14, RA Strong)

Como devemos andar:

Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:” (Colossenses 2:20, RA Strong)

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.” (Colossenses 3:1-3, RA Strong)

Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.” (Colossenses 3:5-7, RA Strong)

“Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;” (Colossenses 3:8-10, RA Strong)

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.” (Colossenses 3:12-14, RA Strong)

Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.” (Colossenses 3:16, RA Strong)

“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. ” (Colossenses 3:17, RA Strong)

Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor.” (Colossenses 3:18, RA Strong)

Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.” (Colossenses 3:19, RA Strong)

Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.” (Colossenses 3:20, RA Strong)

Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.” (Colossenses 3:21, RA Strong)

Servos (empregados), obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.” (Colossenses 3:22, RA Strong)

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.” (Colossenses 3:23-25, RA Strong)

Senhores, tratai os servos (empregados) com justiça e com eqüidade, certos de que também vós tendes Senhor no céu. ” (Colossenses 4:1, RA Strong)

Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.” (Colossenses 4:2, RA Strong)

Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.” (Colossenses 4:5, RA Strong)

A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. ” (Colossenses 4:6, RA Strong)

Para vivermos desta maneira, para fazermos as coisas que agradam ao Senhor, precisamos lembrar sempre do que Pedro escreveu em sua carta: temos tudo, pois recebemos, para viver uma vida que agrada a Deus, como ele escreveu: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,” (2 Pedro 1:3, RA Strong).

Mas para alcançarmos isso, não devemos esperar um “milagre” de transformação de um dia para outro, mas uma jornada, uma caminhada, longa e paciente, para o aperfeiçoamento e glorificação do nome do Senhor, como ele escreveu: “por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio com o domínio próprio, a perseverança com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ” (2 Pedro 1:5-11, RA Strong).