Valores do reino e valores do mundo

“Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: Coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma. ” (Atos 23:11, RA Strong). “E mandou ao centurião que conservasse a Paulo detido, tratando-o com indulgência e não impedindo que os seus próprios o servissem.” (Atos 24:23, RA Strong)

Podemos pensar por que aparentemente as coisa acontecem de forma mais complicada? Não teria um jeito mais simples de Paulo testemunhar em Roma. O ponto fundamental não era o testemunhar para qualquer um, mas diante da corte romana. Paulo não chegaria até eles se não fosse da forma de Deus. Se durante o processo de acusação, ele não tivesse apelado para Cesar, de forma alguma Paulo poderia fazer este testemunho, e ele não poderia fazer isso se não estive sido preso. Para o mundo, loucura; para Deus, sabedoria. Outra coisa intessante é com relação ao seu testemunho em Roma, por que tanto tempo? Por que manter Paulo na prisão por tanto tempo para poder dar este testemunho? E por que ficou preso tanto tempo em Roma?

Se Paulo não estivesse preso, o que ele estaria fazendo? Com certeza não estaria escrevendo cartas as igrejas, não é verdade? Ele estaria pregando o evangelho e visitando-as, mas não estaria escrevendo as carta. Sem as cartas que ele escreveu o que teríamos no novo testamento?

Muito pouca coisa, pois a maioria das cartas do novo testamento foram escritas por Paulo na prisão. Podemos ver em tudo isso o mover e mão de Deus em favor do seu reino. Quando compreendemos o amor do Pai por nós, quando compreendemos que ele cuida de nós e que em tudo que faz ou permite em nossas vidas, ele revela o seu amor, o melhor para nós e o melhor para o reino.

Paulo com tanta limitação e assim, também, tantos outros irmãos que vivem presos, que vivem em dificuldade, que não conseguem ter acesso a uma bíblia, fizeram e fazem muito mais que nós que temos acesso a todas as coisas de forma fácil, e fazemos tão pouco para o reino de Deus, não é verdade?

Esta atitude que precisamos mudar, precisamos focar os nossos valores nos que são do reino e não nos que são desta terra. Embora os da terra sejam visíveis, não são eternos e não geram os frutos que glorificam ao Senhor.

Precisamos rever as nossas atitudes e os nossos valores. Não estamos aqui para dizermos ser cristãos e fazermos o que quizermos; muito ao contrário, estamos aqui para viver o propósito de vida que Deus tem para nós segundo o padrão do reino de Deus, segundo os valores do reino e não os deste mundo.

É Deus quem muda o nosso coração? Não, Deus não muda o nosso coração, ele nos deu outro coração, um coração que procede dele; por isso, se quisermos ver a vida dele e os seus valores revelados através de nossas vidas, devemos, morrer para o velho e viver segundo o novo que recebemos em Cristo.