“O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos.” (Provérbios 14:30, RA Strong). “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27, RA Strong)
Ânimo sereno é o mesmo que falar de paz. Quando existe a paz em nossas vidas, quando descansamos na paz que procede de Deus, então não só encontraremos a vida, sua abundância, como viveremos em paz conosco, com as pessoas, com as coisas a nossa volta, e o nosso corpo não padecerá dos males que existem no mundo. Precisamos compreender a paz concedida pelo nosso Senhor, o descanso que encontramos somente nele; pois se não compreendermos de nada adianta falarmos que somos cristãos; pois não recebemos do que nos foi oferecido, e vivemos como no mundo com outras expectativas e cheios de ansiedade.
Qual a causa de tantas doenças? Qual a razão de tantos males em nossos corpos? Por que não temos saude? por que não vivemos bem? Isto só ocorre quando não compreendemos o que nos é dado por intermédio de nosso Senhor. Precisamos compreender e ter entendimento pleno do fato fundamental: não podemos separar e departamentalizar nossas vidas, ou seja, termos a vida particular, a vida com a família, a vida no trabalho, a vida profissional e a religiosa. Em Cristo Jesus, no reino de Deus isso não existe. Tudo isso é criação do homem com o intuíto de explicar, ou justificar toda a religiosidade. Tudo isso é obra do diabo com o intuito de nos separar do verdadeiro propósito de Deus para as nossas vidas.
No mundo aprendemos a viver uma vida cheia de ansiedade, cheia de desejos de alcançar as coisas, obter e obter bens materiais; pois quando alcançarmos teremos o descanso, nos sentiremos plenos e satisfeito, pois as nossas vidas estarão completas. É um pensamento do mundo, é algo que aprendemos e queremos carregar quando entregamos nossas vidas ao Senhor Jesus para viver o reino de Deus. Este tipo de expectaiva, a ansiedade de obter as coisas, precisam ficar no mundo. É um pensamento do mundo que destrói todo o propósito de vida que Deus tem para nós. Somos chamados para viver o reino de Deus. Viver este reino com um novo propósito, com um novo objetivo. Nosso objetivo deixa, ou tem de deixar de ser pessoal, para alcançar as coisas para viver o reino de Deus plenamente. Quando morremos para as expectativas, para os sonhos que tinhamos no mundo, e agora, adotamos os sonhos de Deus; então, o que nos é dado, o que nos é oferecido em Cristo Jesus, superabunda em nossas vidas. Os temores, as preocupações, as expecativas, agora, não estão mais vinculadas a nossa capacidade, mas no deixarmos operar de Deus ocorrer através de nossas vidas. Compreendemos as nossas limitações, nossas restrições, conhecemos o poder e a soberania de Deus, seu poder inegualável. Não só isso, mas tudo, todas as coisas, tudo que nos acontece, todas as portas que se abrem ou que se fecham, são resultantes do operar de Deus.
Quando compreendemos nossa segurança, nossa nova realidade, quando compreendemos que nossas vida não é mais departamentalizada, mas uma coisa só, e que somos o mesmo em todos os lugares. Que onde estivermos temos um só propósito, revelar a Cristo, sermos fragância, sermos o bom perfume, sermos a expressão do que é o nosso Deus para que vidas e mais vidas sejam reconciliadas. E tudo isso, seja no trabalho, em casa, no convívio com as pessoas. Nosso único objetivo é revelar o que é o reino de Deus que flui através de nossas vidas, e que se revela de forma plena através da igreja, o corpo de Cristo, que são pessoas, não prédios.
Quando entendemos tudo isso, então descansamos no criador, ao descansarmos e compreendermos o nosso papel como membros do reino de Deus, então não existirá mais razão para vivermos a ansiedade do mundo, andarmos segundo o pensamento do mundo; pois compreendemos que morremos para o mundo para viver segundo o coração do Pai. Quando entendermos este princípio básico; a paz do Senhor, derrada pelo Espírito, superabunda em nossas vidas, e vivermos aprendendo e conhecendo o reino de Deus, glorificando e exaltando o nome do Senhor em nossas atitudes e no nosso dia a dia.