Ser a alegria do Senhor

“Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre.” (Salmos 131:1-3, RA Strong). “Agora, pois, ó Deus nosso, ouve a oração do teu servo e as suas súplicas e sobre o teu santuário assolado faze resplandecer o rosto, por amor do Senhor. Inclina, ó Deus meu, os ouvidos e ouve; abre os olhos e olha para a nossa desolação e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias.” (Daniel 9:17-18, RA Strong).

“No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão.” (Daniel 9:23, RA Strong). “Ele me disse: Daniel, homem muito amado, está atento às palavras que te vou dizer; levanta-te sobre os pés, porque eis que te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, eu me pus em pé, tremendo. Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim.” (Daniel 10:11-12, RA Strong).

Tanto em salmos como no livro de Daniel encontramos as condições para resposta e para vivermos para o deleite e alegria do Senhor. Sabemos que Deus nos ama, e que nos ama ao ponto de prover para nós o livramente, a salvação, a regeneração de nossa alma; mas ouvir, que somos amados, assim como Daniel ouviu de um anjo, assim com o Senhor Jesus ouviu é algo que vai além de qualquer capacidade de entendimento.

Mas o que nos faz ser a alegria de nosso Deus. Tanto no Senhor Jesus temos o exemplo, com nas próprias palavras do anjo a Daniel: “aplicar o coração em compreender e a humilhar perante Deus”. Quando assim fazemos, quando buscamos a compreensão, o viver segundo o coração de nosso Deus, então nossas orações serão ouvidas e respondidas, nós viveremos para a alegria do Senhor. Seremos expressão do que Ele é. Revelaremos a sua graça, a sua misericórdia e bondade a todas as pessoas, porque teremos o entendimento do que é o nosso Deus.

Buscar a compreensão da natureza, a vontade do Senhor será a razão de nosso viver. Nos humilharmos diante de sua face. E humilhar precisamos entender, precisamos absorver todo o entendimento que ser humilde implica em reconhecer a dependência completa. É o reconhecimento que nós não podemos fazer nada para agradar a Deus e nem temos nada para agradar a Deus, não somos capazes de provocar qualquer ato de justiça por nós mesmos. Humilhar perante o Senhor é o reconhecimento que a obra, que o que tem para ser feito, que o nosso mover, depende do que o nosso Deus fala, do que nos concede e de como nos conduz. Por mais que tentemos, por mais que desejamos, por mais que queiramos, não somos capazes de fazer o que é agradável a Deus.

Por o coração, nossa mente, nosso corpo com toda a intensidade em conhecer e compreender a vontade de nosso Deus, nos humilharmos perante ele, reconhecendo-o como o único capaz de realizar todas as coisas em nós e através de nós, é que nos levará a sermos úteis para o reino, para o revelar e manifestar da glória de Deus. Revelar a sua vontade, o seu desejo. Somente no Senhor, vivendo em humildade, sem arrogância, sem olhar altivo é que poderemos ser cartas vivas, ser o bom perfume e revelar a fragância de Cristo. Sejamos filhos que expressam o amor do Pai. Não sejamos como a igreja de Laodicéia, não achemos que temos tudo, que somos suficienes em nós mesmos. Humilhemos diante da face de nosso Deus, do Deus que nos ama e entregou o seu filho para que por meio dele alcançássemos acesso a sua presença.

Um pensamento sobre “Ser a alegria do Senhor

  1. […] mais: Ser a alegria do Senhor « Caminhar na Graça Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag alegria, caminhar:, graça, […]

Os comentários estão desativados.