Somos pecadores

Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.” (1 João 1:6, RA Strong). “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.” (1 João 1:8, RA Strong). “Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” (1 João 1:10, RA Strong). “Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou. ” (1 João 2:6, RA Strong). “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade. E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranquilizaremos o nosso coração; pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.” (1 João 3:18-20, RA Strong).

Deus em Cristo Jesus nos leva para um novo patamar, para um novo modelo de vida. Agora não mais vivida sobre o domínio da carne, do pensamento humano; mas restaurada e estabelecida em Deus. Fomos chamados para vivermos segundo o coração de nosso Deus, que em Cristo Jesus nos resgatou do pecado, da morte e nos deu vida.

Precisamos estabelecer para nós, melhor, termos consciência deste novo padrão, devemos andar não segundo andávamos; mas agora, segundo a determinação e desejo do Espírito Santo. Precisamos estar conscientes de um fato, pois se não estivermos cairemos em pecado. O primeiro aspecto é que morremos pela fé, com Cristo Jesus para o pecado, para agora vivermos em novidade de vida para Cristo Jesus, nosso Senhor. Segundo aspecto, é que continuamos a viver neste corpo, e como vivemos nele, não podemos nos sujeitar a lei deste corpo, a lei da natureza humana. Precisamos lembrar sempre, como fazem os Alcóolicos anônimos, ou drogados que não mais fazem uso do seu vício. Eles não se declaram “ex”, mas como de fato são, e dizem que estão limpos; mas mantém a consciência que uma vez viciado, sempre serão viciados, e sim que precisam se manter limpos, e cada dia, cada momento, que cada dia é uma vitória que conseguiram.

Assim, conosco, não somos ex-pecadores, continuamos no status de pecadores, agora com uma diferença, o sangue de Jesus nos purificou de todo o pecado, e este sangue nos apresenta diante do Pai, santos, inculpáveis e irrepreensíveis. Precisamos todos os dias e em todo o momento, estarmos lutando contra a carne, contra o pecado. Devemos em todo o tempo lembrar de nossa morte para o pecado, por isso não podemos pecar. Quando assim permanecemos, quando assim nos mantemos alertas, então estaremos vigiando em todo o tempo, e podemos, andar na graça e dependência de Deus, rejeitando, em cada momento, as oportunidades de pecar; pois estaremos vigiando.

Nossa vida, nossos momentos devem ser vividos com garra, com alegria, e com determinação, lembrando sempre quem nos dá vida, e que nos deixou exemplo para seguir. Não existe vida, não existe demonstração de amor a Deus, se o estamos fazendo somente em palavras. Precisamos agir, precisamos demonstrar através de obras, nossas atitudes, o Deus a quem amamos e servimos que pelo seu sangue e graça, fomos transformados para andar em novidade de vida.  Por isso, quem diz que está nele, não pode andar nas trevas, isto é, na prática do pecado.

Como viver? Andar e se portar nesta terra? Devemos andar como cidadãos do reino de Deus. Como pessoas que estão na presença de Deus, pelo sangue de Jesus, não por nossos próprios méritos, ou por nossa competência; mas vivemos cada dia, cada momento, rejeitando o pecado, e vivendo na dependência de Deus.