“…não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos,” (Gálatas 1:1, RA Strong), “o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,” (Gálatas 1:4, RA Strong). “Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo;” (Gálatas 2:19, RA Strong), “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” (Gálatas 2:20, RA Strong). “Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?” (Gálatas 3:3, RA Strong). “É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão.” (Gálatas 3:6-7, RA Strong). “E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá.” (Gálatas 3:11-12, RA Strong). “Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem. ” (Gálatas 3:22, RA Strong). “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.” (Gálatas 3:26-29, RA Strong).
Recebemos e temos uma promessa de vida e pela qual devemos viver debaixo da fé, ou seja, baseado em um convicção que a palavra de Deus não falha. Somente vivendo pela fé somos capazes de agradar a Deus.
Precisamos compreender que fomos crucificados com Cristo Jesus, morremos com Ele, morremos para a lei, isto é, para toda a determinação de regras e condições, do fazer para alcançar, do realizar para ter a recompensa. Não, nós somos feitos filhos pela promessa, com base na fé em Cristo Jesus. E assim como Ele ressuscitou dentre os mortos, nós nascemos de novo, pelo Espírito, agora para viver segundo a natureza de Deus, segundo a vontade do Pai que estava determinada desde os tempos eternos. Não temos e nem podemos querer o aperfeiçoamente através da lei, do estabelecer regras e condições que são só aparência de santidade.
Precisamos compreender que a verdadeira santificação é realizada em Cristo Jesus, ela é realizada do interior para o exterior, da transformação interna para a externa. Não em aparência de roupas e formas, mas sim, através da expressão de uma vida santa que reflete a natureza de Deus, manifesta através da misericórdia, compaixão, amor, paciência, longanimidade e perserverança do revelar da vontade e do desejo de Deus para com todas as vidas.
Precisamos entender que em Cristo Jesus tudo foi encerrado debaixo do pecado, para vivermos pelas promessas de Deus. Nós pelos nossos próprios esforços, pela nossa determinação não podemos fazer nada para melhorar a nossa condição diante de Deus. Somos e seremos pecadores enquando nesse corpo. Fomos resgatado por Deus para viver segundo a vontade de Deus. Mas este viver será, enquanto nesse corpo, uma luta constante contra a carne, será sempre um morrer diário para nós mesmos, nossa vontade e nossos desejos, será sempre uma luta contra o desânimo, contra a arrogância, contra o orgulho, egoísmo, e a maldade que existe em nós. Somos herdeiros da promessa para revelar Deus ao mundo. Para demonstrar através de nossas vidas o poder transformador de Deus a todos.