Conhecer e amar o Senhor

“E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias. Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o Senhor prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.” (Joel 2:28-32, BEARA)

“Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei. ” (Jeremias 31:33-34, BEARA)

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio. ” (Jeremias 29:11-14, BEARA).

Promessas para nós e para os nossos filhos, mas o que nos leva a amar e a conhecer o Senhor? Será o muito falar? Será o muito ensinamento? Podemos  nós mudar as pessoas? Podemos  nós por palavras mudar a atitude das pessoas?

Não, não pensemos nós que pelo muito falar, sem qualquer atitude alinhada com as nossas palavras, são capazes de alterar o comportamento das pessoas e suas atitudes. O que faz uma pessoa repensar sua vida e alterar a sua forma de agir, é quando vivemos o que falamos, e somos exemplo para aqueles que  nos cercam. Quando Jesus proclamou a grande comissão, dizendo para ir e fazer discípulo, ensinando as pessoas a guardarem tudo o que foi falado. Jesus estava focando em seu modelo, ou seja, fazendo, mostrando como se faz, como se deve ser, que atitudes deve tomar.

Não pensemos nós que somos capazes de mudar as atitudes das pessoas se não lhe oferecermos exemplo prático de como viver e como fazer. Deus é bom, e manifesta o seu amor a todos nós, mas também, a sua misericórdia, graça, longanimidade, paciência. Nós como filhos, nós como canais, como embaixadores de Deus, devemos nos portar da mesma forma que Deus. Precisamos revelar quem somos, em palavras, sim, mas muito mais em atitude, em ação que revelam o que cremos, o nosso coração precisa estar alinhado, e obedecendo a voz do Espírito Santo.

Precisamos compreender que carne e sangue não herdam o reino de Deus. E que portanto, a única forma de viver a vontade de Deus, é conhecendo o profundamente, e aprendendo a viver segundo o seu coração, revelando em cada gesto, cada atitude a graça, misericórdia, bondade e longanimidade de nosso Deus a todos os homens. Somente sendo exemplo para as pessoas é que Eles crescerão e desejarão ansiosamente serem conhecidas por Deus, e o Senhor irá usar cada um segundo a sua grande misericórdia para com os homens.