Somos um só pão

“Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?” (1 Coríntios 10:16, BEARA). “Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão.” (1 Coríntios 10:17, BEARA). “Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.” (1 Coríntios 10:21, BEARA). “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam. Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem.” (1 Coríntios 10:23-24, BEARA).”Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31, BEARA). “Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.” (1 Coríntios 11:27, BEARA). “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.” (1 Coríntios 11:28-29, BEARA).

Conseguimos discernir (compreender, perceber de forma clara) o corpo de Cristo? Compreendemos que somos um só pão, que pertecemos a Deus e que não somos de nós mesmos e que não vivemos para nós mesmos? E nem para agradar a nós mesmos? Entendemos que a razão de sermos, o motivo de nossa existência é para agradar, honrar e glorificar a Deus, e fazemos isso, quando fazemos para com as pessoas?

O que Deus deseja de nós é que compreendamos, não só o nosso papel no corpo, não só que fazemos parte do corpo de Cristo; mas que honremos cada parte, cada membro da mesma forma que Ele; pois cada um é o Santuário de Deus, é a morada do Deus altíssimo. Nós não podemos honrar a Deus se não somos capazes de honrar as pessoas que amam e servem a Deus. Não somos capazes de amar a Deus se não amamos os irmãos. Se não amamos os irmãos não conhecemos a Deus mesmo quando demonstram todas as suas imperfeições, seus erros e suas falhas. Conhecer a Deus é fazer com que a sua natureza viva de forma plena através de nós, é buscarmos a plenitude de Cristo, de forma que as suas atitudes se reflitam através da nossa.

Quando compreendemos cada um como parte do corpo, como parte de nós mesmos, que devemos cuidar, que devemos zelar, então, vivemos da forma que agrada a Deus, e não só isso, mas embora, podendo fazer tudo, não faremos o que queremos, ou o que achamos; mas unicamente o que for bom para edificar e fortelecer uns aos outros.

Comer o pão sem discernir o corpo é não compreendermos que somos um só corpo. É agirmos de forma a prejudicar o corpo. É tratarmos os filhos de Deus como sendo estranhos e separados de nós, como se nós fôssemos único e que não temos nada com mais ninguém, é sermos egoístas e pensarmos que temos de pensar somente em nós mesmos e agirmos em favor de nós mesmos e não nos preocuparmos com os outros. Quando fazemos assim, estamos não só desonrando as pessoas, mas desonrando ao nosso Deus e Senhor Jesus, que nos chamou para fazer parte do seu corpo.

O amadurecimento, o nos tornarmos pessoas espirituais, dirigidas pelo espírito que está em comunhão com o nosso Deus é fundamental, pois somente assim, seremos capazes de compreender o corpo, somente assim, teremos o entendimento daquilo que é o prazer e alegria do Senhor, e fugiremos de tudo que seja obra deste mundo, obra do princípe das trevas o senhor desse mundo que governa e dirige todo o pensamento humano. Quando atendemos o pensamento humano, estamos também, servindo ao pecado, satisfazendo ao dominador deste século.

Amadurecer para servir ao Senhor, para discernir o corpo e glorificar a Deus deve ser nosso objetivo de vida nessa terra.