Sede sal – tomar o jugo de Cristo

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30, BEARA)

Jugo é o mesmo que se submeter a autoridade, é se submeter a obediência, ao domínio do Senhor ou do pecado. Jugo também identifica a canga usada nos bois para a condução do carro de boi. Nós podemos viver de duas forma: debaixo do jugo (canga) do Senhor, ou debaixo do jugo do pecado (nos submetermos a canga do pecado).

Quando estamos debaixo do pecado, antes mesmo de conhecer o Senhor, nós sentimos, vivenciamos a opressão, a pressão que o pecado exerce sobre nós. Nós não conseguimos fazer o que sabemos ser o correto; mas sim, sempre, nos submetemos aos desejos de nossa carne e mente, fazendo sempre o que sabemos não ser o correto. Isso nos oprime, nos destroi, e nos traz uma sensação de impotência e incapacidade.

Quando conhecemos a graça libertadora de nosso Senhor, quando compreendemos o seu amor, nós nos submetemos a esse amor, a sua vontade. Quando fazemos assim, experimentamos, com Cristo a sua morte na cruz. Nesse momento, confessamos a nossa incapacidade de fazer e viver conforme é da vontade de Deus. Nós nos humilhamos e recebemos de Deus a vida, a salvação. Recebemos quando entregamos as nossa vidas ao Senhor Jesus, morremos para nós e nos submetemos ao seu Senhorio, para viver e obedecer a sua vontade. Nós nos sujeitamos ao seu jugo.

Por isso, precisamos entender o que Paulo escreveu aos Romanos: “Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus. Pois a lei do Espírito de Deus, que nos trouxe vida por estarmos unidos com Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte. Deus fez o que a lei não pôde fazer porque a natureza humana era fraca. Deus condenou o pecado na natureza humana, enviando o seu próprio Filho, que veio na forma da nossa natureza pecaminosa a fim de acabar com o pecado. Deus fez isso para que as ordens justas da lei pudessem ser completamente cumpridas por nós, que vivemos de acordo com o Espírito de Deus e não de acordo com a natureza humana. Porque as pessoas que vivem de acordo com a natureza humana têm a sua mente controlada por essa mesma natureza. Mas as que vivem de acordo com o Espírito de Deus têm a sua mente controlada pelo Espírito. As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz. Por isso as pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana se tornam inimigas de Deus, pois não obedecem à lei de Deus e, de fato, não podem obedecer a ela. As pessoas que vivem de acordo com a sua natureza humana não podem agradar a Deus. Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês. Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele. Mas, se Cristo vive em vocês, então, embora o corpo de vocês vá morrer por causa do pecado, o Espírito de Deus é vida para vocês porque vocês foram aceitos por Deus. Se em vocês vive o Espírito daquele que ressuscitou Jesus, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dará também vida ao corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que vive em vocês.” (Romanos 8:1-11, NTLH).

Uma escolha, uma opção, uma alternativa, não nos resta outra, ou nos submetemos a Cristo e nos colocamos a sua disposição para que Ele viva em nós e através de nós, e andamos guiados pelo espírito, para que a natureza de Deus se revele atravé de nós, ou continuamos a viver uma vida em pecado, sem conhecer o poder curador e libertador do jugo de Cristo.