“Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim. Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á. ” (Mateus 10:37-39, BEARA)
Compreendemos que tomar a cruz não é assumir os nossos problemas, as nossas dificuldades e enfrentá-las no dia a dia; mas sim que é o ato de morrer? Cruz significa morte, significa o lugar onde morremos para nós mesmo, onde com Cristo fomos crucificados. Sim, morremos para esse mundo, para os valores desse mundo, para a nossas prentensõe, para os nossos sonhos. Sonhos que temos de ser alguma coisa, de sermos grandes, de sermos reconhecidos, honrados e glorificados onde formos. Sonho de ter as pessoas debaixo de nossos pés, no realizar de nossa vontade e de nosso querer. Morrer significa que para esse mundo não temos mais razão de estarmos aqui. Não temos mais pretensões, não existe razão de fazer algo somente porque vamos receber algo em troca. Não existe mais motivo para a barganha, não existe mais preocupação com o nosso orgulho, com a nossa imagem, com o nosso nome.
Na cruz é o lugar que esvaziamos de nós mesmos, é o lugar onde nos colocamos aos pés de Jesus, reconhecendo que Dele procede toda a vida, que somos miseravelmente pobres, ou seja, que não temos nada de bom para lhe oferecer; mas que tudo o que temos, tudo o que somos, todos os nossos sonhos, nós abrimos mão, pois nada disso tem valor no reino de Deus. Aos pés da cruz depositamos o nosso fardo, depositamos tudo que somos, enterramos tudo o que somos, para recebermos a verdadeira vida.
É na cruz, que encontramos a vida, pois nela, recebemos o que vem de Deus, pois através dela morremos. Perdemos tudo o que temos, tudo o que somos, para viver agora em novidade de vida, pois é através da morte com o Senhor, que nascemos de novo, nascemos para a verdadeira vida, para a nova vida que nos é oferecida por Deus.
Tomar a cruz, é todos os dias, após acordarmos, agradecermos pela vida que recebemos de Deus, e colocarmos tudo o que somos, tudo o que pensamos na cruz; morrendo para nós mesmos para vivermos a vontade do Pai.
Somente na cruz, aprendemos a viver a verdadeira vida que procede de Deus; pois foi através da sua morte na cruz que o nosso Senhor Jesus revelou o verdadeiro amor, a verdadeira natureza, vida e graça de Deus.
Por que achar que podemos alguma coisa, se tudo de bom procede de Deus? Por que acharmos que somos bons, se o verdadeiro amor, a verdadeira graça, compaixão, misericórdia só aprendemos e só procedem de Deus? Precisamos compreender que se não for através da cruz não encontraremos vida, se não for atravé da cruz não conheceremos a vontade do Pai. Nos submetemos a cruz somente para que a vida de Deus, a verdadeira vida, se revele através de nós, como instrumentos de Deus.
Como viver a verdadeira vida? Como tomar a cruz? São atos simples, mas que procedem da libertação que nos é concedida por Deus. Se alguém nos ofende, o que devemos fazer? Revidar, ou ser capaz de orar e ajudar a pessoa no que ela necessitar? Se alguem nos maltratada ou não nos trata devidamente, o que devemos fazer? Ficar magoados? Tratar mal a pessoa? Ou simplesmente continuar a ajudá-la, e a orar por sua vida? Se alguém não reconhece os nossos valores o que devemos fazer, ficar ofendidos? Ou simplesmente continuar o nosso trabalho; pois sabemos para quem trabalhamos e quem no chamou para a seara? Podemos mudar as pessoas a nossa volta? Somos capazes de influenciar para que haja mudança de comportmento? Se achamos que isso procede de nosso conhecimento e nossa experiência, jamais; mas se reconhecemos que somos instrumentos de Deus, devemos fazer a obra de Deus, independente das pessoas. Mas nunca esquecer que continuamos nessa terra não por causa de nossos sonhos, não por causa de nossos desejos, mas simplesmente, estamos aqui porque somos instrumentos de Deus, somos vasos para a sua honra, para que cumpramos o propósito e a vontade de Deus. Estamos aqui para sonhar os sonhos do Pai para todos os homens. Estamos aqui para trabalhar em sua seara, tudo o mais, são meios para realizarmos os propósitos do Senhor.
Não estamos nesse mundo para fazer o que pensamos, o que sonhamos ou o que queremos; mas simplesmente para cumprir o desejo que o Pai tem para com o mundo. Nosso papel é reconciliar o mundo com Ele, é trazer as pessoas para o convívio do corpo, para fazer parte do reino de Deus e fazer isso, revelando graça, amor, misericórdia, compaixão, bondade.
Por que e quando tomamos a nossa cruz? Somente quando reconhecemos a misericórdia, o amor e graça de Deus que nos é concedida por intermédio de Jesus Cristo, e derramadas em nosso coração pelo Espírito Santo. Ai, então, nos colocamos, pelo poder de Deus, aos pés da cruz, esvaziando de nós mesmos, reconhecendo que toda a capacitação, todo o poder, somente procedem de Deus. E que o nosso sonho, a nossa meta é fazer a vontade do Pai; pois Ele nos amou primeiro, por isso podemos oferecer as nossas vidas como sacríficio, como oferta para sermos úteis ao seu reino e para revelarmos a sua graça, amor, misericórdia e a sua glória nessa terra.
Tomar a cruz é morrermos para nós mesmos para que a vontade do Pai se realize através de nós.