Agradável ao Senhor

“O que agrada a Deus não são cavalos fortes nem soldados corajosos, mas, sim, as pessoas que o temem e põem a sua esperança no seu amor.” (Salmos 147:10-11, NTLH)

Quantas vezes nos pegamos pensando no que precisamos fazer para sermos aceitos e agradáveis ao Senhor? Quantas vezes pensamos sobre o fato de que Davi era um homem segundo o coração de Deus, mesmo cometendo tantos erros? E ficamos a pensar no que precisaríamos fazer para sermos aceitáveis a Deus, sermos pessoas segundo o coração de Deus?

Davi tinha algo especial que precisamos aprender a cultivar em nossas vidas e compreendermos se desejarmos, não ser somente usados por Deus, mas se quisermos ter a certeza que somos aceitáveis, que  nossas vidas são expressão do verdadeiro louvor a Deus, e que somos agradáveis ao Senhor. Este algo especial é a dependência do Senhor. Mesmo em tantas falhas, mesmo em todos erros cometidos, Davi tinha algo especial: dependia de Deus, sua vida foi pautada pela dependência de Deus, por sempre consultá-lo e por sempre descansar no Senhor. Outro aspecto importante em sua vida foi: ao errar, ao cometer uma transgressão contra o seu Deus, ele se arrependia de seus pecados.

Agora e nós, como temos vivido as nossas vidas conhecendo da graça de nosso Deus, tendo o conhecimento do sermão da montanha? Onde temos colocado a nossa confiança? Nas coisas deste mundo? No nosso emprego? Na força de nosso braço? Nas nossas capacitações e conhecimento? O questionamento não é sobre o que falamos, mas sim, sobre o que fazemos de fato? Como conduzimos o nosso dia a dia, como nos expressamos diante das pessoas? Como reagimos diante dos fatos e das atribulações da vida? Como tem sido os nossos frutos?

O Senhor tem prazer naqueles que depositam a sua confiança nele. Isso precisamos aprender, aprender e conhecê-lo. Ele cuida de nós, zela por nós, supre todas as nossas necessidades. Nosso Deus quer o melhor para nós e nos dará o melhor. Isso que precisamos aprender que de nosso Deus tudo que recebemos em nossas vidas será para o bem do reino, para a glória do seu nome, para a nossa edificação e para sermos instrumentos úteis ao seu reino.

Descansar em Deus é sabermos que Ele cuida de nós e que nele podemos esperar. Não adianta irmos atrás dos homens, atrás de pessoas para suprir as nossas necessidades, mas ao confiarmos nele e descansarmos nele, tendo a certeza que Ele é o provedor de todas as coisas, em Cristo Jesus, Ele nos dará tudo que precisamos. Mas precisamos entender que nem sempre é tudo que desejamos. Precisamos aprender a separar os nosso desejos carnais, oriundos de nossa natureza humana, para compreendermos o que Deus tem nos concedido em Cristo Jesus.

Enquanto não aprendermos a viver o sermão da montanha, não seremos a melhor expressão do amor de Deus. Enquanto não deixarmos de por o nosso coração nas riquezas, nas coisas deste mundo, não viveremos a vontade de Deus de forma plena e não experimentaremos o melhor que Deus tem para as nossas vidas.

Viver na dependência do Senhor é termos a certeza de uma vida de surpresas, de alegrias e de convicção que todas as coisas são providas por Ele no momento dele, na vontade dele e conforme o seu plano, que nos leva a um processo de amadurecimento e conhecimento da vontade do Pai.

Aprendamos a descansar no Deus da nossa salvação, a confiarmos no seu cuidado.