“Felizes são os que não podem ser acusados de nada, que vivem de acordo com a lei de Deus, o Senhor!” (Salmos 119:1, NTLH)
Precisamos compreender que não é por obedecermos que somos aceitos por Deus e o que nos livra da acusação é a obediência aos mandamentos; mas sim, termos os nossos pecados perdoados por causa de Cristo, que nos livra da ira vindoura. Por nascemos de novo, pois nos sujeitamos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, temos o perdão do pecado, a remissão completa de nossas dívidas, e é ele que nos apresenta diante do Pai, sem qualquer culpa, irrepreensíveis e santos. Por termos recebido o perdão, por termos nascido de novo, então, vivemos segundo o coração do Pai.
Como filhos precisamos compreender esse aspecto importante. Nós fazemos porque temos e não temos porque fazemos as coisas. Se compreendermos isso, o que nos parece uma obrigação, passa a ser um prazer; pois mudam as motivações. Em Cristo, recebemos da natureza divina, recebemos do caráter de Deus, e é através dessa obra redentora que recebemos a capacitação para viver segundo o coração de Deus. Ele nos chama, em Jesus, para sermos filhos, para compatilharmos de sua natureza, de sua glória e suas virtudes.
Ao compreendermos que agora somos novas criaturas, que o pecado não tem domínio sobre as nossas vidas, passamos a ter o entendimento que recebemos a capacitação para andar segundo os mandamentos de Deus. Aquilo que está no coração do Pai, passa a estar no nosso, passa a ser o nosso desejo e o nosso prazer.
Viver esse coração, viver essa sua vontade para as nossas vidas passa, então a ser o nosso maior prazer e alegria. Os filhos são felizes porque andam segundo o coração, segundo as leis e determinações do reino de Deus, e fazem isso porque receberam a remissão completa do pecado. Não existe motivo para culpa, não existe motivo para lamentar, não existe razão para consciência pesada; pois fomos curados, fomos sarados, agora podemos andar e estar na presença do Pai, e não existe nada mais importante que agradar o Pai, que fazer a sua vontade e realizar o seu querer.
Quem é filho e se coloca como um instrumento, como motivo de alegria em servir ao reino de Deus, o Espírito, conduz e ensina todas as coisas para que possa ser vasos para a honra e para a glória de Deus.
Tenhamos prazer na lei do Senhor, e em viver segundo o desejo do Pai, para que o seu reino se revele através de nossas vidas neste mundo que carece da verdadeira alegria, paz e do amor. Como filhos vivemos aqui para revelar quem é o nosso Deus.