Viver de acordo com a verdade

Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus. ” (João 3:21, NTLH)

Podemos falar que cremos, que entregamos as nossas vidas a Jesus; mas o que faz a diferença entre o que é falado e o fato são os frutos, ou seja, aquilo que revelamos através de nossas atitudes. Não adianta falarmos que cremos em Jesus se não fazemos o que ele diz que deveriamos fazer.

Se somos filho, aproximamos da luz com um intuito só, para que a luz, para que vida de Deus, para que o Espírito de Deus, revele em nós as obras que são contrárias a natureza divina, e assim; possamos, com a libertação que Deus nos concedeu em Cristo Jesus, abandonarmos as obras das trevas e nos sujeitarmos as obras da luz.

Como podemos viver esse processo de santificação, pois santificação é abandonarmos as obras das trevas? Por que devemos caminhar nesse processo?

Precisamos compreender, primeiramente, que a santificação não é para que possamos estar “mais” na presença de Deus, para que nos tornemos “mais” aceitos por Deus. Nós, em Cristo Jesus, somos apresentados diante do Pai santos, inculpáveis e irrepreensíveis. Ou seja, para estarmos “mais” próximos de Deus, para vivermos em sua presença, não precisamos fazer mais nada; pois Jesus já fez tudo para nós. Ele na sua obra redentora, nos purificou, nos curou e nos libertou do poder e do domínio do pecado. Então a pergunta: por que santificar? Por que devemos nos colocar nessa empreitada de santificação?

Devemos entender a santificação, como o processo de eliminar de nossas vidas as atitudes e as obras que são contrárias a natureza divina. Quando nos aproximamos da luz, quando deixamos o Espírito de Deus operar, nós compreendemos o que precisamos abandonar. Por isso, quem é filho, busca constantemente esse processo de aperfeiçoamente, esta é a nossa carreira, esse é o nosso objetivo, termos em Jesus o nosso exemplo, e corrermos para esse alvo, ou seja, sermos semelhantes a Jesus. Fazemos isso com um único objetivo, para que as pessoas vejam, para que possam enxergar Jesus Cristo através de nossas vidas, e assim se sujeitarem a Deus.  Nós nos santificamos por causa das pessoas, em favor das pessoas para que possam experimentar de Deus, da sua graça e do seu amor; mas principalmente, para que compreendam o poder transformador que ele opera em nós. Nosso objetivo é sermos cartas vivas, o bom perfume de Cristo nesse mundo.

Podemos abandonar o pecado? Conseguimos abandonar o pecado? Como Paulo escreveu em sua carta aos Romanos que em Cristo fomos feitos filhos, em Cristo fomos libertos do poder do pecado, ou seja, o pecado não tem mais domínio sobre nós. Nós morremos para o pecado. Ele não tem controle sobre nós. Por não ter o pecado controle sobre as nossa vidas, podemos, decidir sermos servos da justiça ou servos das obras da carne.

Neste ponto, precisamos compreender é que devemos escolher a quem servir: a carne e aos seus prazeres, ou a Deus, ou seja, a sua justiça. Viver o plano e o propósito de Deus é nos sujeitarmos a justiça de Deus e colocar os nossos membros a serviço do reino, a serviço dessa justiça; pois se assim não fizermos, então, estaremos servindo a nossa carne, e aos nossos desejos egoístas. Deus não nos libertour para isso. Ele nos fez filhos, através de Jesus, para revelarmos o seu amor, para nos trazer para o reino do seu filho, e para vivermos segundo o seu coração. Quem é filho aproxima da luz, portanto, tenhamos atitudes de filhos e revelemos a natureza e o coração do Pai.