“Todos aqueles que crêem que Jesus é o Messias são filhos de Deus. E quem ama um pai ama também os filhos desse pai. Nós sabemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e obedecemos aos seus mandamentos. Pois amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de obedecer porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Assim, com a nossa fé conseguimos a vitória sobre o mundo. Quem pode vencer o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus. ” (1 João 5:1-5, NTLH)
MESSIAS: O SALVADOR prometido no AT (Jo 1.41). Messias (hebraico) é o mesmo que Cristo (grego) e quer dizer “Ungido” v. UNGIR. – Kaschel, W., Zimmer, R., & Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Dicionário da Bíblia de Almeida 2ª ed. Sociedade Bíblica do Brasil.
O que é vencer o mundo? É vencer as pessoas? É uma luta contra carne e sangue? É uma luta contra o pensamento deste mundo, toda a sua ciência e forma de pensar, usando os mesmos argumentos e ferramentas do conhecimento humano?
Precisamos compreender que vencer o mundo, está falando da natureza humana, ou seja, seus valores, conceitos, forma de agir e pensar. Precisamos compreender que a nossa luta não são contra as pessoas, mas contra o pensamento deste mundo, contra as obras dominante deste mundo, que se manifestam através das pessoas, das instituições com quem relacionamos. Vencer o mundo é vencermos a nossa natureza humana, que é egoísta, e orgulhosa, e invejosa, e arrogante, e prepotente. Nossa luta é contra os desejos de nossa carne e pensamento humano.
Como vencer essa luta, se não podemos conduzí-la na carne, ou seja, na força de nosso pensamento? Somente vencemos essa luta pela fé, mas o que é fé?
FÉ: 1) Confiança em Deus e em Cristo e na sua Palavra (Mt 15.28; Mc 11.22-24; Lc 17.5), 2) Confiança na obra salvadora de Cristo e aceitação dos seus benefícios (Rm 1.16-17; v. CONVERSÃO), 3) A doutrina revelada por Deus (Tt 1.4) – Kaschel, W., Zimmer, R., & Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Dicionário da Bíblia de Almeida 2ª ed. Sociedade Bíblica do Brasil.
Como Paulo escreveu aos romanos: “Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.” (Romanos 10:17, NTLH). Na própria carta aos romanos, Paulo deixa bem claro que nós morremos com Cristo na cruz e, portanto, o pecado não tem domínio sobre nós. Ou seja, somos livres, livres para viver a vontade de Deus, livres para andar segundo a natureza divina que nos foi concedida em Cristo Jesus, no novo nascimento. Nascemos de Deus para andarmos segundo o coração de Deus.
Ao confiarmos na palavra de Deus, ao confiarmos em suas promessas – porque Deus não mente e é fiel para cumprir o que prometeu – podemos vencer o mundo, quando andamos na graça de Deus, deixando que o seu poder se revele através de nossas fraquezas.
Podemos vencer o mundo, podemos rejeitar toda a natureza humana, tudo aquilo que é contrário ao propósito de Deus para as nossas vidas, quando andamos em fé, confiando em sua palavra e em suas promessas. Somos filhos, somos co-participantes da natureza divina, como Pedro escreveu em sua segunda carta, capítulo 1. E por termos recebido todas as coisas, por termos da natureza divina, podemos andar segundo o coração de Deus e revelarmos a sua glória e virtude.
Somos instrumentos para revelar o amor, a graça, bondade e a natureza transformadora de Deus a todos os homens e revelarmo o Cristo que vive em nós.