Tirai dentre vós os deuses estranhos

Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o vosso coração que voltais ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao Senhor, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus. Então, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes e serviram só ao Senhor. ” (1 Samuel 7:3-4, BEARA).

Estas palavras de Samuel ao povo de Israel são ainda vivas para nós em nossos dias. Devemos sempre olhar o nosso coração e ver se temos colocado “deuses estranhos”, se temos priorizado “outras coisas” que não o Senhor em nossas vidas.

Quando falamos de “deuses” não estamos falando de imagens como era o caso do povo de Israel, mas falamos do que está no nosso coração, daquilo que é importante para nós, ou seja, tudo aquilo que nos afasta do Deus vivo. É aquilo que brota em nossas vidas, brota na natureza humana, no desejo do nosso coração, e nisto, se não fizermos morrer a natureza humana, serão os “deuses estranhos”.

Quem são estes “deuses estranhos”? Tudo e qualquer coisa que nos tira o foco e atenção das promessas, da maneira que Deus deseja que os seus filhos vivam. Que tipo de coisas seriam estas? Vamos olhar as promessas do Senhor e nos questionar se algo tem preenchido o nosso coração e nos afastado do Deus vivo. Ele prometeu que nos daria vida em abundância, nos prometeu paz, nos prometeu que cuidaria de nós, e que não era para nos preocuparmos com as solicitudes da vida, ou seja, não era para ficarmos ansiosos quanto ao que comer e vestir, pois Ele cuidaria de nós. Ele prometeu que nenhum fio de cabelo cairia de nossa cabeça sem que Ele soubesse. Se este é o nosso Deus, um Deus que nos olha, que cuida de nós, que cuida de tudo que precisamos ou necessitamos, então não temos razão ou motivo para colocar o nosso coração em coisas que achamos que podemos fazer melhor que Ele, ou podemos resolver por nós mesmos. Deus deseja que aprendamos com Ele, a ser como Ele, a viver como Ele, e principalmente, a viver de forma plena na Sua dependência.

O que se passa em nosso coração? Estamos preocupados e ansiosos quanto ao como pagar as contas se temos sido zelosos, criteriosos, e realizado em nossa vida particular como no trabalho conforme o plano e o querer do Senhor? Estamos preocupados com o destino de nossos filhos e achamos que podemos fazer melhor que Deus e sabemos que temos sido modelo a luz de uma vida que agrada ao Senhor? Estamos com o coração voltado para comprar uma bicicleta, uma moto, um carro, ou uma casa como se estas fossem a última coisa que necessitamos ao ponto de não prestarmos atenção às necessidades dos que nos cercam?

Somos capazes de declarar que a graça do Senhor nos basta para vivermos o dia de hoje, ou começamos o dia, pensando em como alcançaremos uma posição melhor no trabalho, como vou fazer para me destacar e receber a promoção que tanto quero?

Sou capaz de declarar o amor do Pai, através de minha vida para com todas as pessoas que me cercam, ou carrego em meu coração mágoa, ódio, desejo de vingança contra todos os que me ofendem, magoam ou me tiram algum direito?

Se tivermos sentimentos, pensamentos, atitudes que expressam o que está no nosso coração que são diferentes das atitudes e da vontade de Deus para as nossas vidas, não temos “deuses estranhos” que precisamos lançar fora de nossas vidas? Não são estas coisas que nos afastam do Deus vivo e verdadeiro? Não são estas coisas que nos privam das promessas de Deus para nós? Um passo por vez, um momento por vez, façamos morrer a natureza humana, para vivermos para Deus.