Querer conhecer o Senhor

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13, BEARA)

O Senhor tem uma forma especial de agir, de Se mostrar, de revelar a Sua vontade e o Seu querer para as nossas vidas. Precisamos compreender que conhecer o Senhor deve ser algo que nasce do novo coração, que é dado por Ele. Quando há o entendimento em nossas vidas, do novo nascimento, que somos novas criaturas, que nascemos de Deus, que recebemos da natureza divina, então, devemos nos mover, por todas as nossas forças em um só propósito, conhecer o coração e a vontade do Senhor.

Precisamos compreender que conhecer a vontade do Senhor, conhecer o Seu desejo, realizar o Seu querer é um processo. Não é algo que acordamos no dia seguinte prontos para fazer qualquer coisa. Mas sim, é um processo, são etapas que passamos dia após dia. Se não conseguirmos compreender isso, não conheceremos a vontade do Senhor.

Precisamos entender quem somos, como devemos viver e andar, nos proceder no nosso dia a dia. Podemos pensar em obras maravilhosas, em grandes coisas que podemos fazer, mas não é este o propósito de Deus. Quando nos colocamos em buscar o Senhor, em encontrar o desejo do Seu coração para as nossas vidas, compreenderemos que Ele trabalha em nossas vidas para nos ensinar a confiar nele, que não somos nós que fazemos a obra, mas Ele, que não somos responsáveis pelo crescimento do corpo, mas Ele. Somos simplesmente seus instrumentos. Instrumentos que têm que estar prontos para serem usados, para ouvir a voz do Espírito e fazer o que Ele determina, por mais estranho que possa parecer.

Precisamos compreender que conhecer o Senhor é um processo de libertação efetiva do nosso “eu”, de “nossa vontade” para vivermos a vontade do Senhor. Não precisamos esperar dias mais fáceis, mas, dias de aprendizagem, de crescimento em que aprenderemos a confiar no Senhor, a depender Dele, a ter a certeza que é Ele quem opera, é Ele quem faz. Quando nos colocamos em querer, em desejar ardentemente viver segundo o Seu coração, haverá em nossas vidas tribulação, dificuldades e momentos que nos levarão ao desespero (se pensarmos segundo a natureza humana); mas para aqueles que desejam conhecer do coração e da vontade do Senhor, para ser um instrumento útil, serão momentos de crescimento de aprender a conhecer do amor do Pai, conhecer de Sua vontade e de Sua forma de agir. Serão momentos que nos levarão a viver na completa dependência do autor da vida.

Quando nos colocamos em conhecer o Senhor, e suportamos as tribulações com fé, aprendendo a conhecer do provimento divino, a viver na dependência e no guiar do Espírito, então viveremos plenamente a vontade do Pai, e não só isso, mas todas as promessas do Senhor se tornarão uma realidade em nossas vidas, pois teremos abundância de vida, teremos vida plena e cheia de paz, que são as Suas promessas. Passamos a gozar daquilo que é a vontade do Senhor, mas agora, vivendo em novidade de vida, vivendo não de forma egoísta, mas vivendo em favor das vidas que necessitam de nós, oferecendo-nos a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável àquele que é o nosso Senhor.

Por o nosso coração em conhecer, em desejar conhecer o Senhor deve ser o nosso maior desejo, pois se assim o fizermos, experimentaremos a verdadeira vida em Deus.