Sem fé é impossível agradar a Deus

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6, BEARA)

Quando estamos diante de problemas e dificuldades e queremos, na carne, na nossa força resolvê-los, não acreditamos que Deus possa ser aquele que provê o livramento. Quando vivemos de forma ansiosa, nos preocupando com o dia de amanhã, se teremos ou não emprego, alimento, saúde, então não confiamos em Deus. Não temos certeza do Seu amor por nós. Quando achamos que podemos cuidar de nós mesmos, cuidar melhor que Deus dos nossos interesses, então não confiamos Nele, não confiamos e não temos certeza do Seu amor. Quando assim agimos, não temos fé em Deus, pois não confiamos em Sua palavra.

Precisamos mudar nossas atitudes, nossa forma de pensar. Não é uma questão de pensamento positivo, mas, uma questão de atitude e de compreendermos que agora, aqueles que entregaram suas vidas a Jesus, são filhos de Deus. Acreditar em Sua palavra, saber que o que Ele prometeu, irá cumprir. Mas aprendemos a confiar a esperar, e a termos convicção que Suas promessas são verdadeiras quando temos certeza do Seu amor que é derramado de forma abundante em nossas vidas.

Deus nos ensina sobre o Seu amor, Seu cuidado por nós. Ele, no Seu operar, dia após dia, tribulação após tribulação, só tem um único objetivo: que aprendamos a confiar em Seu amor, em seu provimento e cuidado.

Por isso devemos aprender a olhar as tribulações, os problemas que são colocados diante de nós, não como um momento de sofrimento, lamentações e desespero, mas, como um momento de aprender a conhecer o amor, o cuidado e o livramento de Deus.

À medida que andamos, o Espírito Santo nos ensina sobre o amor e zelo do Pai por nós, e o quanto deseja que amadureçamos aprendamos a viver conforme o Seu coração. Tribulação e problemas são para que cresçamos no conhecimento de nosso Deus e assim, a nossa fé, cresça, pois Jesus é o autor e consumador de nossa fé. Não temos a origem da fé em nós mesmos, mas, em Deus, que nos ensina a confiar, a esperar, a descansar Nele. Nossa fé cresce à medida que aprendemos e andamos com Deus.

Precisamos ter a certeza, a convicção do amor de Deus, mesmo que “pisemos na bola”. Mesmo que erremos, Deus de forma especial opera em nosso favor, nos ensinando e nos guiando em todo o Seu desejo e querer para as nossas vidas, por isso, precisamos aprender a nos aproximar de Deus com fé, confiando que Ele é o provedor de todas as coisas e que tudo existe por causa Dele e para Ele.

Aproximar de Deus com fé é ter a certeza do Seu cuidado, Seu amor por nós. É termos a convicção que tudo que precisamos, todos os nossos desejos são colocados diante de Sua face e que Ele irá prover segundo o Seu coração; pois Ele nos ama.

Crescer na fé é crescer no conhecimento, é não querermos queimar etapa em um processo de aprendizagem, é não rejeitarmos os ensinamentos, é não usarmos dos momentos de dificuldades como um momento de lamentações, mas aprendermos a colocar nas mãos de nosso Deus aquilo que não conseguimos resolver, pois Ele zela por nós e só deseja que aprendamos a depender Dele para todas as coisas. Precisamos sempre lembrar: Seu amor por nós é eterno, seu cuidado por nós é eterno e Ele nos fez filhos para a glória e louvor do Seu nome.