Suportar com perseverança a provação

Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” (Tiago 1:12, BEARA)

Quantas vezes nos vemos diante das tribulações dos problemas e ficamos a imaginar o quanto somos pequenos, que não damos conta de suportar tamanha dificuldade, que não podemos e não conseguimos resolver? Sim, na maioria das vezes nós ficamos a pensar e olhar para os problemas e o quanto eles são grandes em relação ao que podemos fazer.

Não é esta a vontade de Deus para as nossas vidas, não é este o Seu desejo. Ele quer, em cada provação, dificuldade que aprendamos a descansar e a esperar Nele, mas principalmente, que reconheçamos que dependemos somente Dele, para suportar e passar por todos os problemas.

O objetivo de toda tribulação e dificuldade colocada diante de nós, não é para que aprendamos a lutar e a passar pelas mesmas, mas, que aprendamos a depender de Deus, como sendo o único que provê o livramento, que dá o descanso, que nos dá a vitória. Precisamos compreender que o objetivo não é sairmos vitoriosos, à luz dos olhos do mundo, mas, que aprendamos a descansar e a depender do Senhor. Que aprendamos a reconhecer que é na nossa fraqueza e incapacidade de resolver os problemas que está a graça de Deus manifesta de forma poderosa.

Um fato importante em nossas vidas, assim como Davi enfrentou Golias, devemos enfrentar os problemas, não na nossa força, mas em nome do Senhor dos Exércitos, Ele é quem provê o livramento, quem concede a vitória, que propicia que em cada batalha, em cada luta, saiamos mais fortes, mais maduros, e mais dependentes de Sua graça e força.

Precisamos entender o que seja vitória para os filhos de Deus, pois muitas vezes, nossas vitórias podem representar uma grande derrota aos olhos do mundo. Podem significar perdas: materiais, de pessoas amadas que gostaríamos de manter em nosso convívio, do emprego. Mas, o importante não é o que perdemos em sentido material, mas, em como saímos desta luta.  Aprendemos a depender, a descansar e a esperar no Altíssimo, então crescemos, amadurecemos e conhecemos mais do Seu coração.

Vemos dia após dia, diante de tanta dificuldade, no trabalho, em casa com os filhos, com o cônjuge, com colegas e amigos de trabalho, com familiares, parentes próximos, e problemas das mais diversas formas, doenças, relacionamento, falta de amadurecimento, de responsabilidade, etc. Mas, o importante, é sermos simplesmente canal, instrumento de Deus, e principalmente: Deus não nos colocou próximos a estas vidas, para resolvermos os seus problemas, mas para sermos canais pelos quais Deus fala, revela e mostra o Seu amor. Por isso, em cada situação precisamos aprender a olhar não com os nossos olhos, não com o nosso coração; mas com os olhos e o coração de nosso Deus. Precisamos aprender a descansar no Senhor. Ele cuida de nós, nos ensina a falar e revelar em atitudes o Seu amor para com cada vida. Não podemos forçar as pessoas, a querer fazer o que desejamos. Devemos orar, descansar e desejar ardentemente que aquele coração, aquela vida, possa ouvir o que Deus está falando.

Depender do Senhor em tudo, é onde está a nossa vitória na provação.