“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.” (Gálatas 5:16-18, BEARA), “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.” (Gálatas 5:24-25, BEARA)
Por que é difícil compreender este fato tão simples que foi declarado aos gálatas? Por que temos tanta resistência em viver e andar no Espírito? Por que insistimos em andar na carne e suas paixões, desejos, vontades e querer? O nosso pecado é rejeitar fato tão simples, verdade tão clara de quem somos, obra de Deus em nossas vidas, suas promessas, a capacitação que nos concedeu em Cristo Jesus, e o ter nos feito nova criatura, para andarmos agora, não segundo as nossas paixões e desejos, mas para andarmos segundo Cristo, o autor da vida.
Precisamos manhã após manhã, momento após momento, segundo após segundo, sempre nos lembrar: morremos para a nossa carne, para o nosso desejo, querer, propósito, orgulho, arrogância, prepotência e incapacidade de receber ofensa.
Somos de Cristo, e nós declaramos isso, ao confessarmos Jesus como nosso Senhor e Salvador. Temos razão para querer viver para o nosso desejo? O que é viver para o nosso desejo? Não podemos olhar as grandes coisas, precisamos olhar o dia a dia, as atitudes que tomamos o que e como falamos com as pessoas.
Viver o evangelho, segundo a vontade do Senhor, é em cada ação refletirmos a natureza de Deus em nossas vidas, e ações como: nos magoarmos com o que as pessoas fazem e falam, nós em Cristo, estamos acima destas questões, pois não existe nada que possa nos ofender ou magoar. Ficarmos irritados com as pessoas, não temos motivo algum para isso. Termos medo da morte ou do futuro, menos ainda. Temos um Deus que nos fez uma promessa; por isso não precisamos temer o futuro, as incertezas e o que poderá nos ocorrer. Odiar, nem pensar. Ter medo, muito menos. Sermos grossos e mal educados no trânsito ou com as pessoas, não deve nem passar pelas nossas cabeças. Ficar com um troco, levar mercadoria sem pagar, “molhar” a mão de um fiscal, policial para nos livrar de uma multa, de forma alguma.
Andar no Espírito, ser guiado por Ele não é um milagre, não é uma coisa que aprendemos fazer de uma hora para outra, ou acordamos de manhã e passamos a ser guiados pelo Espírito, deixando-o nos guiar na vontade de Deus. O milagre foi a obra de Deus, foi o nos transformar, o nascer de novo, o nascer do Espírito, isto sim, é o verdadeiro milagre. Andar no Espírito é um processo, é aprendizagem, é dia após dia, é aprendermos a ouvir a voz do Espírito, nos despir de nossos desejos e vontades, fazermos as escolhas não segundo o coração humano, mas o novo coração que recebemos em Cristo Jesus.
Precisamos entender que somos filhos de Deus, fomos libertos do poder do pecado, este não tem domínio sobre nós, por isso podemos, agora, fazer as escolhas segundo o coração e o querer de Deus. O Espírito nos guia e nos mostra a vontade do Pai. Precisamos aprender a ouvir a voz do Espírito e não o nosso desejo. Fazemos isso, como escolha, como decisão de abrir mão de um desejo, uma vontade em favor da igreja, do corpo, em favor do Reino de Deus.
Sejamos filhos, andemos no Espírito para que em tempo algum tropecemos e atendamos os desejos de nossa carne, para sermos filhos agradáveis ao Pai.