“A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? — diz o Santo. Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar. Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Isaías 40:25-31, BEARA)
Quantas vezes nos sentimos cansados, desanimados, e em nosso coração, declaramos: Deus não está comigo, me abandonou, tudo isso que ocorre comigo, é porque eu errei, porque estou cometendo pecado, não fiz isso, ou aquilo. Estou assim porque Deus me abandonou, estou sem forças, Ele não me ouve, não tem tempo para mim, não se importa comigo. Quando assim declaramos, estamos rejeitando a palavra de nosso Deus, o Seu ensinamento, aquilo que é o mais importante, termos a certeza que o que Ele prometeu e verdade, suas promessas são eternas. Não podemos fazer isto; por isso precisamos abraçar, nos revestir do escudo da fé, que é a palavra de Deus. Aquilo que Ele falou é verdade, é fato e esta consumado, não podemos vacilar, ter qualquer dúvida, mas precisamos declarar em voz alta para nos fazer lembrar de tais verdades.
Vivermos tribulação, na falta ou abundância, problemas familiares, dificuldades no emprego, estarmos desempregados, não são castigos de Deus, mas sim, oportunidades que temos, de crescer, de aprender e de nos renovarmos no Senhor. De termos a certeza que o nosso Deus está no controle de todas as coisas. Jesus disse no sermão da montanha, que não era para vivermos ansiosos, pois o Pai sabe de todas as coisas, Ele cuida de nós, e que nenhum cabelo cai de nossa cabeça sem o Seu consentimento. Isto, sim, é maravilhoso, é bom sempre nos lembrarmos. Ele está conosco, se preocupa conosco, com o que passamos e sentimos. Como um pai olha, cuida do seu filho, para que Ele cresça e amadureça, assim é o nosso Deus para conosco. Tudo que nos ocorre, que passamos, está no controle de nosso Deus. Uma entrevista que não ocorreu, uma promessa de alguém que não foi cumprida, tudo isso é do conhecimento de nosso Deus, e Ele deseja que aprendamos em cada situação.
Aprender a conhecer, renovar no Senhor, renovar as forças, revelar alegria, gratidão no coração em toda e qualquer situação é o desejo de nosso Deus para conosco. Ele deseja que a cada tombo, a cada falha, nos levantemos, na força do seu Espírito, na Sua graça, e prossigamos, com os olhos no nosso alvo, Jesus, nosso Senhor, nosso exemplo para imitarmos. Ele Jesus, o primogênito de muitos irmãos, é o nosso exemplo: de abnegação, amor, bondade, compaixão pelas vidas, paciência, longanimidade. Tudo isso o Senhor deseja para nós.
Precisamos compreender que nos sentirmos abandonados não é o problema, o problema é continuarmos a pensar que estamos e não crermos na promessa do Senhor. Ele nos renova e fortalece em Sua graça, para mantermos os olhos no nosso Senhor. Ele, o Senhor Jesus, prometeu que estaria sempre conosco, Ele prometeu o Espírito Santo, o consolador, que nos guiaria em toda a vontade do Pai. Não temos razão para crer ou pensar que Deus não nos ama ou que tenha nos abandonado. Renovemos no Senhor a nossa força, dependamos da sua graça.