Aperfeiçoamento dos santos

E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor. ” (Efésios 4:11-16, BEARA)

Na maioria das vezes desprezamos o ensinamento, não dando tanta importância ao estudo da palavra, e nem aos ensinamentos vindos daqueles que o Senhor instituiu como profetas e mestres em nosso meio para cuidar do crescimento e do amadurecimento da igreja.

Queremos e nos satisfazemos com poucas coisas e o que buscamos muitas vezes é o alivio de nossa consciência, achando que irmos a uma reunião religiosa é suficiente e que já cumprimos com a nossa obrigação como pessoa devota que somos. Não compreendemos e nem nos empenhamos para compreender qual a mensagem de Deus e nem a Sua vontade para as nossas vidas.

Na ignorância da palavra de Deus, no desconhecimento da Sua vontade para as nossas vidas, nos alegramos e nos contentamos com ensinamentos que não falam da Sua vontade. Achamos que uma pessoa é ungida simplesmente porque sabe cativar, tem bom modo de falar e é capaz de dominar um público. Não podemos ser como crianças, levados de um lado para outro por toda sorte e tipo de ensinamentos como se fosse da vontade de Deus.

Precisamos amadurecer, precisamos compreender qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para as nossas vidas. Não existe vida madura sem entendimento, prática do verdadeiro amor, se não houver compreensão do amor de Deus. Não existe vida abundante, se não houver discernimento sobre qual é a obra de Deus em nossas vidas, o que Ele fez e o que nos concedeu em Cristo Jesus. Precisamos aprender a olhar e a ver como o Senhor Jesus. Temos a mente de Cristo, precisamos compreender através do ensino, e do crescimento sobre a vontade de Deus, sobre o Seu plano e sobre o que Ele deseja de nós como filhos.

Não podemos ser eternas crianças, imaturas, que aceitam qualquer ensinamento sem julgamento, se o mesmo procede de Deus ou não. Se não somos capazes de julgar não somos capazes de discernir entre o certo e o errado.

Se desejarmos experimentar a verdadeira vida, vida abundante, amadurecimento, conhecimento segundo o coração de Deus, devemos buscar este entendimento na palavra do Senhor. Devemos aprender a julgar todas as coisas segundo a palavra. Não podemos ouvir tudo na televisão ou no rádio, ou ler em jornais e livros e achar que aquele ensinamento, aquela palavra é da vontade de Deus para as nossas vidas. Até mesmo os líderes religiosos precisam ter a sua palavra julgada à luz da de Deus.

O conhecimento que buscamos não é para nos tornarmos mais religiosos, mas sim, para sermos cada vez mais cristãos, verdadeiros e fiéis seguidores do Cristo.