Igreja: expressão de Deus

Gostaríamos muitas vezes que Deus aparecesse em nosso meio e fizesse os milagres realizados e descritos na bíblia, como: tirar água da pedra, não deixar que nossas roupas se acabem, prover o maná do céus, mandar codornizes para alimentar os necessitados, ou que aparecesse diante dos nosso olhos como foi no Sinai, ou mesmo que um anjo se mostrasse e falasse das palavras do Senhor, como falou com Jacó, Abraão, Moisés e tantos outros; ou mesmos que aparecesse nos cultos!!

Mas não vemos isso! O que podemos compreender? Deus não fala mais? Não aparece mais? Como Deus tem falado e se revelado a nós? No livro de atos, temos a cena de conversão de Saulo, o que podemos tirar de conclusão desta cena? Está escrito:  “Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.” (Atos 9:1-6).

O que podemos tirar de conclusão desta cena e situação? A quem Paulo estava perseguindo? Não estava ele perseguindo hereges, pessoas que pregavam uma nova seita e que rejeitavam os ensinamentos da lei e da ordem instituída? Que negavam obedecer as autoridades religiosas?

Como Paulo estava perseguindo ao Senhor? Ele não o perseguia; perseguia sim, a pessoas; não é verdade?

Não. Não é verdade. Por isso precisamos entender e Paulo entendeu. As pessoas que ele estava tentando destruir, na realidade, ele compreendeu que estava lutando contra Deus, contra a sua vontade e contra o que Ele estava construindo. Paulo não perseguia as pessoas; ele estava perseguindo ao próprio Senhor. Por isso, a igreja é a comunidade, o ajuntamento, a assembleia daqueles que creem em Jesus como Senhor da igreja. Por isso, a igreja é denominada de a noiva de Cristo, o seu corpo, e que nós somos membros deste corpo, fazemos parte deste corpo; por isso somos membros uns dos outros.

Tendo o entendimento que a igreja é o corpo de Cristo, é a expressão de Deus neste mundo, a igreja é a manifestação do reino de Deus; é a própria vida de Deus se revelando. Tendo nós o entendimento que somos parte deste corpo; então nós somos a expressão de Deus, da sua vida, graça, compaixão.

Quando queremos que Deus manifeste a sua glória, sua graça, sua compaixão, que socorra aos necessitados, que supra as necessidades, que abençoe, que se revele, que se manifeste; então temos que ter o entendimento que esta responsabilidade é nossa, da igreja, do corpo de Cristo. Deus se revela ao mundo por meio da igreja. Ele socorre o mundo por meio da igreja, ele realiza milagre por meio da igreja. Precisamos entender isso, termos isto de forma muito clara em nossas mentes.

Por isso quando os apóstolos escreveram ou quando Jesus disse que precisamos ser seus imitadores, precisamos santificar as nossas ações; o que precisamos entender é que temos que fazer, não por obrigação, mas como expressão normal do que somos (filhos de Deus, membros do seu corpo). E por sermos; devemos, temos que revelar a Deus em nossos atos. Temos que nos santificar por causa do papel que desempenhamos no mundo, por causa do que somos. Quem socorre é a igreja; quem libera perdão é a igreja; quem manifesta compaixão e misericórdia é a igreja; quem revela a vida de Deus entre os homens é a igreja, isto é, nós. Deus nos concedeu esta honra, de sermos Seus embaixadores no mundo!