Somos fiéis?

A grande questão que temos que enfrentar não é quanto e nem quando, mas sim, como? Como temos usado o que temos recebido de Deus? Conseguimos compreender que o que temos vem de Deus? Como Jesus disse: “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito. Se, pois, não vos tornastes fiéis na aplicação das riquezas de origem injusta, quem vos confiará a verdadeira riqueza?” (Lucas 16:10-11).

Muitas vezes confundimos e queremos separar as coisas materiais da espiritual, achamos que uma não tem nada a ver com a outra; mas o que não entendemos é que estão ligadas, e como fazemos com uma também, tratamos a outra.

Como fazemos uso dos recursos financeiros que Deus tem colocado em nossas mãos? Vemos somente como nosso e para o nosso uso pessoal? Temos repartido, temos compartiilhado e divido com as pessoas? Gastamos para atender frivolidades e o consumismo que impera na sociedade que vivemos? Queremos o bom, o melhor e a última tecnologia? Nos endividamos, sobrecarregamos a nossa renda com despesas que nada agregam? Ou usamos com sabedoria e discernimento o que nos é dado? Achamos importante retirar o dízimo? Encaramos este como uma obrigação? Ou fazemos com alegria, como expressão de gratidão a Deus?

E os dons? Como temos usado os dons que recebemos? Temos usado para a edificação, crescimento do reino, amadurecimento das pessoas? Ou temos usado para atender os nosso interesses e levar-nos ao destaque?

Tudo que é voltado somente para nós, para atender o nosso egoísmo estão fora do plano e propósito de Deus. Demonstram a nossa imaturidade e o nosso egoísmo. Quando somos egoístas, quando pensamos somente em nós e nos nosso desejos e interesses, demonstramos que estamos sendo infiéis aos valores e a natureza de Deus. Não honramos a Deus e desprezamos as pessoas e as suas necessidades.

Crescer, amadurecer é o processo que seguimos no intuito de abandonar as velhas práticas. As atitudes segundo a natureza humana em favor da natureza de Deus que nos é concedida pelo Espírito Santo. Recebemos de Deus tudo que precisamos para viver uma vida que agrada a Ele; portanto, não dá para andar mais ou menos neste mundo, não dá para viver voltado somente para os valores deste mundo. Precisamos abandonar a velha prática do pecado, cheios de egoísmo, arrogância, orgulho, mentira; pois tudo isso, somente demonstra o quanto somos infiéis aos valores de Deus.

Precisamos aprender a ser fiel no que Deus tem colocado em nossas mãos, para que possamos estar pronto para receber mais de Deus e assim, usar segundo o coração de Dele e para a glória do Seu nome.

Aprendamos a ser fiel no pouco, para sermos administradores das grandes riquezas do reino de Deus.