“Então, me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? Pois dizem: O Senhor não nos vê, o Senhor abandonou a terra.Disse-me ainda: Tornarás a ver maiores abominações que eles estão fazendo.” (Ezequiel 8:12-13). “Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, tem ouvidos para ouvir e não ouve, porque é casa rebelde.” (Ezequiel 12:2).
Precisamos compreender uma coisa: nada, mas nada mesmo está oculto a Deus. Não existe nada que possamos fazer que não seja do conhecimento de Deus. Podemos querer enganar as pessoas, podemos usar de subterfúgios, mas o verdadeiro motivo, a razão somente Deus e nós mesmos. Por isso, precisamos entender que não podemos e não temos como esconder de Deus o que fazemos e porque fazemos.
Deus tem um plano e uma vontade que será realizada nos homens, e através dos homens. Todo o seu plano é a reconciliação, revelar a sua graça e o seu amor, dar a cada um da sua vida, vida eterna, para que possamos desfrutar o melhor que ele tem para nós, como está escrito: “Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne;para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.Mas, quanto àqueles cujo coração se compraz em seus ídolos detestáveis e existe outro plano de Deus para os homens.
Deus revela a sua vontade, o seu querer e o seu desejo para nós. Mas como temos agido com relação a esta vontade revelada? Temos visto, temos ouvido? Ou temos rejeitado e procurado ficar cegos e surdos quanto a este querer? Somos rebeldes com relação a vontade de Deus?
Compreendemos a vontade de Deus, o seu querer quanto ao que fazer e como fazer as coisas no nosso dia a dia. Temos o entendimento da postura que devemos ter, das ações que devemos realizar no nosso dia a dia. Temos feito o que Deus espera de nós como cidadãos do reino, ou temos agido como uma pessoa que não conhece o amor e nem a graça de Deus, e que rejeita os seus mandamentos?
Temos sido preguiçosos? Temos agido com leviandade? Temos mentido? Procuramos de subterfúgios e estrategemas para usar de recursos públicos sem necessidade? Temos subornado pessoas para ter a nossa necessidade atendida? Trabalhamos somente quando o patrão está com os olhos sobre nós? As escondidas fazemos coisas que sabemos não serem corretas e nem boa para a edificação da igreja? Manipulamos pessoas para ter a nossa vontade atendida? Temos sido egoístas, avarentos, orgulhosos? Fazemos acepção de pessoas, e chamamos isso de proximidade de relacionamento?
Tudo isso precisamos compreender que estamos agindo como cegos e como surdos, embora sabemos que não se deve fazer, fazemos. Agindo assim, o que estamos sendo é rebeldes com relação a vontade e o querer de Deus.
Estes “pequenos” detalhes fazem diferença entre o reino de Deus e o reino deste mundo. Entre andar na luz ou nas trevas. Entre obedecer a Deus, e oferecer os nosso membros para a justiça, ou continuarmos a ser escravos do pecado e obedientes ao princípe deste mundo. Entre agir como Deus, sendo semelhante a ele, ou sermos semelhantes ao enganador dos homens.