Princípio do saber

O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. ” (Provérbios 1:7). “Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço. Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.” (Provérbios 1:8-10).

Talvez não exista coisa mais intrigante que os anos de vida, a experiência de vida que temos e ao olharmos para trás, conseguirmos ver o quanto fomos néscio e o quanto desprezamos o conhecimento e o ensino de nossos pais.

A sabedoria é uma das poucas coisa que não podemos comprar. Ela não vem com a muita instrução, o muito estudo. Podemos ser doutores; mas néscios em nossas escolhas de valores da vida que deveríamos prezar; ou podemos ser ignorantes quando a qualquer assunto do conhecimento humano, ou mesmos analfabetos; mas termos sabedoria para ensinar a verdadeira vida e o verdadeiro conhecimento.

No temor do Senhor está o princípio da sabedoria; mas o que é temor do Senhor? Só lembrando que temor, não é termos medo; mas sim, consciência e compreensão do poder de Deus, sua grandeza e sua glória. O temor está associado a respeito, a honrar, a glorificar. Respeito, honrar e glorificar estão no fato de desejarmos ardentemente atender e cumprir o desejo daquele a quem reconhecemos o poder e glória.  O temor está na consciência clara de quem é o nosso Deus, seu propósito para as nossas vidas, e do desejo profundo de nos empenharmos em realizar e cumprir aquilo que seja a vontade Dele.

Temer a Deus é nos colocarmos de todo o coração em obedecer e realizar o seu desejo; não por medo de punição; mas sim, como expressão e reconhecimento do que ele é, e do que fez por nós como expressão de amor.

Servimos a Deus, somos servos de Deus; não pela atitude e ação realizada por nós, e nem por nos ter resgatado da escravidão do pecado; mas sim, como expressão de amor, pois nós não merecedores, recebemos tudo, inclusive a adoção de filhos. Cabe a nós, como expressão de temor, andar e viver segundo a vontade daquele que nos deu a vida, nos capacitou, nos doou tudo que necessitamos para viver uma vida do seu inteiro agrado.

Quando tememos a Deus, aprendemos a ouvir os nossos pais. Os seus conselhos nos aliviarão de muitos danos, muitos percausos em nossas vidas. Estes nos ensinarão a encurtar o caminho da aprendizagem, do conhecimento e da sabedoria. Quando desprezamos, estamos de fato, escolhendo viver todas as experiências, passar por todas as dificuldades que poderíamos evitar.

Precisamos alcançar corações sábios, precisamos aprender o temor do Senhor; precisamo ouvir aos nossos pais; pois assim fazendo, iremos mais longe, faremos mais que eles. Quando desprezamos, com certeza, faremos o mesmo ou menos que eles.

Devemos lembrar sempre, sabedoria não se compra, se conquista, quando nos colocamos em conhecer o Senhor. Quando nos colocamos e buscamos ardentemente de todo o coração a sua vontade; Assim fazendo, alcançaremos corações sábios que honram e glorficam a Deus. Quando fazemos assim, em nossa atitudes revelaremos o verdadeiro temor ao Senhor. E nossas vidas serão a luz deste mundo e o sal desta terra; pois para isso fomos criados em Cristo Jesus nosso Senhor.