Esperança em nosso Deus

Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele acode à vontade dos que o temem; atende-lhes o clamor e os salva.” (Salmos 145:18-19, BEARA). “Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação.” (Salmos 146:3, BEARA).  “Não faz caso da força do cavalo,nem se compraz nos músculos do guerreiro. Agrada-se o Senhor dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia. ” (Salmos 147:10-11, BEARA)

Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus,” (Salmos 146:5, BEARA).

Sabemos, temos o conhecimento que não podemos, não devemos confiar e nem colocar a nossa esperança em homens, na nossa força, nas nossas economias ou nossos bens. Não podemos esperar em pessoas; mas como anda de fato o nosso coração? Onde ele está descansando? Reconhecemos e temos andado cada dia como sendo um dia a mais de manifestação da graça e do amor de Deus por nós? Temos a convicção que é ele quem tem provido e suprido todas as nossas necessidades? Expressamos esta gratidão quando nos levantamos? Conhecemos de fato o nosso Deus ao ponto de expressar nossa gratidão por tudo que tem feito por nós até hoje?

É isto que precisamos aprender. O Senhor deseja que aprendamos a colocar toda a nossa esperança e confiança nele. É o seu prazer quando reconhecemos que dele dependemos para tudo, seja para o suprimento de nossas necessidades materiais, seja pela força e capacitação para realizar e cumprir o seu propósito.

A dependência do Senhor, o reconhecimento desta dependência em tudo o que fizermos, em todas as nossas ações é fundamental para conhecermos e aprendermos a confiar e a descansar cada vez mais em nosso Deus.

Muitas vezes podemos até pensar e achar que sabemos o que é melhor, podemos até tomar decisões sem consultar a Deus, podemos até agir por conta própria; mas não é este o propósito de Deus. Assim como Davi, ele deseja que em uma comunhão permanente, em um andar em unidade com ele; possamos aprender não só a confiar, a descansar; mas principalmente, a não agir como se fôssemos senhores de nós mesmos, conhecedores do bem e do mal, e do que seja melhor para nós.

Quando nos colocamos em um espírito de submissão a sua vontade, nos colocamos como servos, dispostos a servir e a honrar o seu nome, quando nos colocamos como instrumentos em suas mãos; para que nos use, para que sejamos úteis ao seu reino; ele então; irá nos guiar, nos conduzir em toda a sua vontade. Quando colocamos a nossa confiança nele, quando descansamos nele, agindo conforme a determinação do seu Espírito, então, seremos a sua alegria, honraremos o seu nome, e todas as nossas ações e atitudes estarão alinhadas com o seu propósito. Seremos assim, instrumentos úteis ao seu reino e para o realizar de seu propósito neste mundo.

Honrar ao Senhor, expressarmos nosso amor, expressarmos a nossa confiança, está em andarmos segundo o seu querer, obedecer, ouvir e cumprir o seu desejo; não confiando em nós mesmos, não colocando esperança em outro lugar ou pessoa que não seja no Senhor, criador de todas as coisas.

Que as nossas vidas, que todo o nosso ser expresse o verdadeiro louvor ao seu nome, glorificando em todas as nossas ações, andando em submissão, confiando e colocando a nossa esperança naquilo que ele é.