“Estabelecerei o seu reino para sempre, se perseverar ele em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje. Agora, pois, perante todo o Israel, a congregação do Senhor, e perante o nosso Deus, que me ouve, eu vos digo: guardai todos os mandamentos do Senhor, vosso Deus, e empenhai-vos por eles, para que possuais esta boa terra e a deixeis como herança a vossos filhos, para sempre. Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre.” (1 Crônicas 28:7-9, BEARA)
Não existe outra maneira de estar e andar com Deus, somente através de um coração íntegro e uma alma voluntária. Estas mesmas condições que Davi falou a Salomão, devemos considerar para as nossas vidas hoje. Não existe outra maneira. Deus não deseja pessoas que obedecem cegamente, não deseja pessoas que não tenham um coração sincero, transparente perante ele. Ele não deseja devotos, nem religiosos; mas pessoas que estejam em sua presença com um coração sincero, aberto, íntegro, que não carrega inveja, que não carrega o atendimento do desejo próprio e da vontade própria. Ele quer e busca pessoas que tenham um coração que traduza a sua natureza, que faça as coisas como expressão de amor e misericórdia.
E uma alma voluntária, isto o nosso Deus não despreza. Não existe outra condição para andar em sua presença. Nada, nada do que possamos fazer, nada do que possamos dar de nós mesmo, do que estejamos administrando deve ser por obrigação; mas tudo, deve ser feito voluntariamente, tudo deve ser feito com o coração livre, sem esperar retorno, sem desejar retorno, e sem a opressão do fazer; mas fazer porque entendemos, porque compreendemos a vontade de Deus e em amor fazemos, como ato de liberalidade, com uma alma voluntária, com um coração aberto e repleto da natureza e da vontade do Pai.
Se não fizermos voluntariamente, se não houver a liberalidade em todos os nossos atos, não existe, não haverá o aroma doce e suave perante a face de Deus. Não há o bom perfume sendo exalado, como é o desejo de Deus para que sejamos neste mundo.
Até quando serviremos a Deus com base na lei, com base no dar para receber? Até quando negociaremos os termos e condições para andar com Deus? Quando deixaremos de ser religiosos e converteremos os nossos corações ao Pai, e cumpriremos a sua vontade? Quando teremos e buscaremos um coração como o de Jesus, onde a sua comida era fazer a vontade do Pai, onde o seu desejo era viver e realizar o querer de nosso Deus?
Sirvamos ao Senhor com um coração íntegro, com uma alma voluntária, pois este é o bom perfume, este é o aroma suave que o Pai tem prazer. Façamos morrer a natureza humana, façamos morrer a vontade da carne e o atender o pensamento do mundo. Coloquemos o nosso coração em buscar, viver e fazer o querer e o desejo de Deus. Somos filhos para expressar a Sua glória e revelar ao mundo o seu amor, misericórdia e graça onde colocarmos as plantas de nossos pés.