Temos agido nesciamente?

Promessa de Deus a Jeroboão: “Tomar-te-ei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel. Se ouvires tudo o que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa estável, como edifiquei a Davi, e te darei Israel. Por isso, afligirei a descendência de Davi; todavia, não para sempre. Pelo que Salomão procurou matar a Jeroboão; este, porém, se dispôs e fugiu para o Egito, a ter com Sisaque, rei do Egito; e ali permaneceu até à morte de Salomão. ” (1 Reis 11:37-40, RA Strong)

Atitude de Jeroboão: “Se este povo subir para fazer sacrifícios na Casa do Senhor, em Jerusalém, o coração dele se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão e tornarão a ele, ao rei de Judá. Pelo que o rei, tendo tomado conselhos, fez dois bezerros de ouro; e disse ao povo: Basta de subirdes a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito!” (1 Reis 12:27-28, RA Strong). “Jeroboão fez também santuários nos altos e, dentre o povo, constituiu sacerdotes que não eram dos filhos de Levi.” (1 Reis 12:31, RA Strong).

Por que Jeroboão agiu nésciamente com relação as promessas de Deus? E nós, por que agimos da mesma maneira? Por que somos tão néscios, tão estúpidos, desprezando as promessas e fazemos ao contrário do que o Senhor tem para nós?

Podemos na nossa cegueira espiritual apontar as falhas e os erros de Jeroboão, e afirmarmos categoricamente que não faríamos e nem faríamos as mesmas coisas. Apontamos até mesmos o erro dos outros, mas em nossas atitudes demontramos total cegueira espiritual quanto ao reino de Deus, quanto as promessas e a vontade do Pai.

Como podemos ser cegos, como podemos agir tão nesciamente e não enxergar tal fato? Precisamos aprender a refletir sobre as promessas do Senhor Jesus, e se as atitudes que tomamos nos levarão a obtê-las ou não.

O que o Senhor nos prometeu e o que buscamos? Não buscamos vida plena, vida abundante? Não buscamos uma paz abundante conforme ele prometeu que nos daria? Não desejamos uma vida saciada, sem padecermos sede, como ele prometeu a mulher samaritana? Mas para alcançar estas coisas o que deveríamos fazer? Quais são as atitudes que devemos tomar? O que devemos fazer para que isto seja uma realidade em nossas vidas? Não é pormos a mão no arado e não olhar para trás? Não é o negarmos a nós mesmos? Não é o tomarmos a nossa cruz (ou seja morrer para nós mesmos)? Não é fazermos morrer a natureza humana? Não é ficarmos devendo aos outros somente o amor?

Mas o que temos feito? Temos feito as escolhas que o Senhor Jesus nos mostrou ou continuamos a fazer as mesmas escolhas que o mundo faz? Corremos atrás de valores espirituais do reino de Deus? Ou continuamos a buscar a nossa satisifação própria, o atender os nossos desejos? O satisfazer a nossa carne? O pensar em nós mesmos? O resolver primeiramente os nossos problemas? Continuamos a buscar bens materiais? Atender os requisitos de consumo da sociedade? Buscamos o melhor para nós de bens materiais, sendo que poderíamos repartir?

Como temos agido? Nesciamente como Jeroboão ou temos seguido as palavras de Jesus? O nosso amor para com Deus é revelado nas escolhas que temos feito. Não adianta falarmos que amamos a Deus, que o desejamos servir e não fazemos o que ele espera de nós. Somente vivendo uma vida segundo as palavras de nosso Senhor, nos levará a glorificar e a revelar o Senhor em tudo. Mas não só isso, as promessas do Senhor serão uma realidade presente em nosso dia a dia, experimentaremos o melhor de Deus para a glória e louvor do Seu nome.