“De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali.” (Josué 2:1, RA Strong). “e lhes disse: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados. Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.” (Josué 2:9-10, RA Strong). “e disseram a Josué: Certamente, o Senhor nos deu toda esta terra nas nossas mãos, e todos os seus moradores estão desmaiados diante de nós.” (Josué 2:24, RA Strong). “Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.” (Josué 3:5, RA Strong). “Para que todos os povos da terra conheçam que a mão do Senhor é forte, a fim de que temais ao Senhor, vosso Deus, todos os dias.” (Josué 4:24, RA Strong).
Assim como Josué vivenciou esta situação, nós também, de maneiras diferentes e em situações diferentes vivemos a mesma situação. E na maioria das vezes o intuíto de nosso Deus é um só, gerar confiança, gerar fé em nós para a obra que ele irá fazer.
Estas coisas não acontecem por acaso. Pode parecer um momento de dúvida se é ou não da vontade do Senhor; mas quando procede do Espírito a condução para este processo, devemos realizar; pois Deus irá confirmar, irá revelar tudo aquilo que ele deseja e tem para fazermos; assim como foi como Josué.
A decisão de fazer este processo não pode e nem deve surgir de nossa mente ou vontade; mas provém do Espírito, com o intuíto de nos fortalecer e nos preparar para o desafio que temos pela frente. Devemos viver uma vida de santificação, uma vida de comunhão com o Criador, devemos andar no Espírito para compreender o momento que devemos realizar este tipode confirmação.
No caso de Josué foi pelos próprios moradores da terra. Nós, com certeza receberemos esta confirmação de formas diferentes e das mais variadas; por isso, precisamos aprender a glorificar ao nosso Deus por sua sabedoria infinita e pela sua multiforme maneira de operar e revelar a sua vontade a nós.
Quando recebemos a confirmação é gerado em nós uma esperança viva, uma fé inabalável, que mesmo quando tudo possa parecer impossível, o nosso Deus, irá nos ensinar em todo o seus caminhos e nos conduzirá de forma que haja o realizar da sua obra e o manifestar de sua vontade em nós, ou através de nós. E ele é tão gracioso para conosco que mesmo diante de tudo, de toda a confirmação, quando surgem dúvidas, ele ainda, assim, usa os seus filhos para confirmar a sua promessa e a sua vontade.
Precisamos aprender a andar por fé e em obediência ao Espírito Santo, o consolador que nos guia e nos leva ao entendimento de toda a vontade do Pai para nós e através de nós.
Sejamos filhos que honram e que glorificam a vida do Pai, revelando toda confiança e colocando aos seus pés toda a preocupação e ansiedade, sabendo que ele é Senhor de tudo e que toda a sua vontade há de ser realizada.