Tomar parte na glória do Senhor

“É por isso que sempre oramos por vocês, pedindo que o nosso Deus, que chamou vocês para a nova vida, faça com que sejam merecedores dela. Pedimos também que ele, pelo seu poder, realize todos os desejos que vocês têm de fazer o bem e complete o trabalho que fazem com fé. Assim Jesus, o nosso Senhor, será louvado por causa do comportamento de vocês, e vocês serão elogiados por ele, por meio da graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.” (2 Tessalonicenses 1:11-12, NTLH). “Irmãos, sempre devemos dar graças a Deus por vocês, a quem o Senhor ama. Pois Deus os escolheu como os primeiros a serem salvos pelo poder do Espírito Santo e pela fé que vocês têm na verdade, a fim de tornar vocês o seu povo dedicado a ele. Foi para isso que Deus os chamou, por meio do evangelho que anunciamos, a fim de que vocês tomem parte na glória do nosso Senhor Jesus Cristo.” (2 Tessalonicenses 2:13-14, NTLH). “Que o Senhor os faça compreender melhor o amor de Deus por vocês e a firmeza que ele, Cristo, dá! ” (2 Tessalonicenses 3:5, NTLH). “Mas vocês, irmãos, não se cansem de fazer o bem.” (2 Tessalonicenses 3:13, NTLH)

 Muitas vezes nos perguntamos: por que tanta tribulação? Por que tanta dificuldade? Qual é o propósito disto tudo? O que Deus deseja para as nossas vidas? Não é verdade? Quantas vezes já murmuramos, ou ainda murmuramos diante das tribulações e problemas que enfrentamos? Quanta vezes questionamos tudo que está nos ocorrendo em vez de aprendermos a olhar com os olhos de Deus?

Isto que precisamos mudar, isto que precisamos aprender. Tribulação não é só para nos provar, não é sarcasmo, ou porque Deus deseja ver o nosso sofrimento ou como reagimos a este momentos. Ele nos permite passar pelas tribulações, porque através delas podemos amadurecer, podemos conhecer e compreender o amor e a graça abundante de nosso Deus.

O propósito de Deus em tudo que passamos é nos transformar, é nos levar a sermos semelhantes a Jesus Cristo; a participarmos da sua glória; mas mais que isso, nos formar como filhos para sermos semelhantes ao Senhor, revelando a sua glória neste mundo, para que seja conhecido e honrado.

Como reagimos as tribulações e dificuldades? Com reclamação e murmuração? Se sim, precisamos rever o que estamos fazendo e o nosso posicionamento. O objetivo de nosso Deus é nos levar ao amadurecimento, a sermos particpantes da glória do Senhor. Para sermos participantes, precisamos aprender como o Senhor, a depender do Pai, a viver em obediência; a fazer o que é da vontade dele para as nossas vidas. Precisamos, como o Senhor Jesus, aprender a obediência, a dependência, a não sermos orgulhosos e egoístas, a não vivermos para nós; mas a morrermos para a natureza humana.

Enquanto acharmos que podemos viver por nós mesmos, tomando as decisões que acharmos ser a melhor; não aprenderemos e não cresceremos no Senhor. Precisamos entender que depender do Senhor não é fazer, nada; mas sim, nos mover, agir, conforme o Espírito determina, conforme o Senhor nos fala; mesmo que não entendamos. Precisamos dar glória e graças a Deus, mesmo na tribulação; pois nela vemos a mão de Deus e o seu livramento. Precisamos estar com os olhos abertos e vendo o realizar de Deus; não podemos fechar em nós mesmos, não vendo o que ele está fazendo a nossa volta.

Que o Senhor nos dê discernimento e compreensão da sua forma de agir, e que tenhamos um coração aberto para ouvir, receber e agir conforme o Senhor nos conduz. Tudo isso, com um único propósito, levar-nos ao conhecimento do Senhor, conhecimento do seu amor, e a uma vida que revela a sua glória em tudo o que fizermos; mas precisamos morrer para nós, para o que pensamos, para as nossas lamentações e começar a olhar tudo com olhos espirituais. Ele deseja que sejamos participantes da glória do Senhor Jesus.