Modelo – imitador de Deus como filho amado

 “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. ” (Efésios 5:1-2, RA Strong). “Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças.” (Efésios 5:3-4, RA Strong). “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade),” (Efésios 5:8-9, RA Strong). “E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.” (Efésios 5:11, RA Strong)

Sermos imitadores de Deus, agirmos, termos as mesmas atitudes, manifestarmos amor, não amor sentimento como nós humanos normalmente pensamos. Mas o amor expresso por Deus, pois onde mesmo não existe o prazer, mesmo que seja para abrir mão do que é, o nosso Deus agiu em nosso favor para nos resgatar das trevas.

Este é o amor que Deus deseja que tenhamos pelas vidas, em todas as nossas atitudes. O quanto temos sido egoístas? Quanto temos sido orguhosos? O que temos feito para mudar a realidade das pessoas? Temos agido em amor para com as vidas que estão a nossa volta. O que devemos fazer e como fazer em cdada situação? Este é o segredo da verdadeira vida realizada diante do trono de Deus.

Não importa o que somos, o que temos, ou mesmo o que queremos, importa sim, a nossa atitude para com cada coração e a revelação da justiça, do caráter e da vontade de Deus em cada ação que realizaamos.

Não é o muito que fazemos, não são as nossas realizações, não são as nossas muitas obras; mas a nossa disposição em obedecer, em cumprir, em ser vaso para honra que determina o quanto amamos o Senhor. Sem obediência, sem andar na luz não existe a vida de Deus manifesta e revelada a nós.

Precisamos compreender o que é ser modelo, o que é ser exemplo para outros. Este é o  desejo do Senhor, que busquemos a santificação, que sejamos luz de neste mundo, que andemos na luz. Pois quando andamos na luz, diante da justiça de Deus, então ele se revela e revela o que desagra a ele. Quando nos vimoes diante de tal situação, devemos abandonar tudo que desagrada a Deus, para viver segundo o seu coração.

Viver dentro do propósito de Deus, e cumprirmos a sua vontade nas pequenas coisas de nosso dia a dia, e em nosso relacionamento. Na carne, na capacidade humana, dificilmente, quando não impossível, seremos capazes de mudar as pessoas. Mas quando deixamos a vida de Deus fluir em nós, quando deixamos a vontade de Deus se revelar através de nós, então, faremos e realizamores aquilo que seja da vontade do senhor.