Andar de modo digno do Senhor

Como andar de modo digno do Senhor? Como santificar o seu nome e glorificá-lo? Paulo em sua carta a igreja de Éfésios fala deste aspecto de forma simples e direta, sem rodeios, sem muitas explicações, mas especialmente de forma clara, como está escrito: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. ” (Efésios 4:1-6, RA Strong)

“Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.” (Efésios 4:17-19, RA Strong)

“no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. ” (Efésios 4:22-24, RA Strong)

“Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.” (Efésios 4:25, RA Strong)

Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,” (Efésios 4:26, RA Strong)

nem deis lugar ao diabo.” (Efésios 4:27, RA Strong)

Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.” (Efésios 4:28, RA Strong)

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Efésios 4:29, RA Strong)

E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30, RA Strong)

Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” (Efésios 4:31-32, RA Strong).

Entre a teoria, o conhecimento, o entendimento e a vida prática há uma diferença que muita vezes esperamos por um milagre. Mas não precisamos de mais nada. O milagre Deus já operou, já realizou em nós e já nos capacitou. Ele nos coloca diante das situações para que façamos escolhas que glorifiquem o seu nome. Em cada provação, em cada situação, temos que fazer as escolhas, temos que ter domínio próprio, e temos que revelar quem ele é.

Devemos ver cada situação como uma oportunidade para crescer, amadurecer e fazer as escolhas pelo reino de Deus, fazendo morrer a natureza humana que há em nós. Só assim, andaremos de modo digno do Senhor.