Estar no Senhor e ser transformado

“O Senhor Deus diz: “Eu amaldiçoarei aquele que se afasta de mim, que confia nos outros, que confia na força de fracos seres humanos. Ele é como uma planta do deserto que cresce na terra seca, no chão salgado, onde não cresce mais nada. Nada de bom acontece com ele. “Mas eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o Senhor. Ele é como a árvore plantada perto da água, que espalha as suas raízes até o ribeirão. Quando vem o calor, ela não tem medo, pois as suas folhas ficam sempre verdes. Quando não chove, ela não se preocupa; continua dando frutas.” (Jeremias 17:5-8, NTLH).

Como precisamos compreender a graça, a misericórdia e o amor de Deus por nós! Como precisamos compreender o seu amor ao ponto de nós mortos, sem qualquer alternativa, sem qualquer escape para as nossas almas,  nos propicia a libertação do domínio do pecado. Nós que, pela natureza humana, temos um coração que não pode confiar, por estar doente, como está escrito: ““Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado.” (Jeremias 17:9, NTLH), encontramos a vida. Graças a Deus que nele, em Cristo Jesus, ao entregar as nossas vidas, recebemos um novo coração, coração transformado, coração curado, coração que tem origem na natureza divina. Que confia e descansa em Deus.

Fomos transformados, morremos para nós mesmos, para o domínio do pecado para agora vivermos em novidade de vida. Recebemos um novo coração, segundo os princípios do criador, daquele que nos concede vida, que resgata a nossa alma, que nos faz novas criaturas. Fomos feitos um novo homem para andar segundo o coração de Deus.

Quando nascemos de novo, precisamos aprender a viver debaixo da graça, na dependência do Senhor, no reconhecimento que ele é o provedor de todas as coisas, que dele procede a verdadeira fonte de vida. Estamos agora ligados ao nosso Deus, por intermédio de Jesus Cristo, que nos reconciliou com o Pai, para andarmos em novidade de vida.

Precisamos, agora, mudar o norte de nossas vidas. Não podemos andar como andávamos. Não podemos confiar em nós mesmos, nos nossos recursos, nas nossas artimanhas e técnicas. O Senhor da obra é quem provê tudo que a obra necessidade. É o nosso Deus que dá o crescimento, é ele quem cuida de nossas vidas, quem nos dá o descanso, que concede o trabalho, a saude, a vitória. Precisamos aprender a olhar as coisas não mais segundo a natureza humana, não segundo os olhos de nosso coração humano; mas segundo o coração de Deus. Nós que somos filhos, podemos descansar naquele que nos dá vida, e termos a convicção que tudo que nos acontece é para o melhor do reino de Deus; por isso, somos mais que vitoriosos. Não existe derrota, não existe perda, existe sempre a vitória que nos é concedida em Cristo Jesus, em favor do reino de Deus e do realizar a vontade do Pai. Precisamos aprender a olhar com os olhos do Senhor e a descansar nele.

Podemos tirar o exemplo de Jesus, não seria a sua situação, a sua crucificação, a sua morte, o abandono de seus discípulos a maior derrota segundo a visão e o entendimento humano? Mas e aos olhos de Deus, e debaixo do entendimento espiritual que recebemos com o novo nascimento? Não representou a morte e a crucificação de Jesus a maior vitória para o homem? Pois somente através da cruz, de sua morte que podemos ser reconciliados e termos vida com Deus. Somente através deste ato é que alcançamos a vitória sobre a morte, a nossa libertação, e a reconciliação com Deus. Quer graça maio? Quer vitória melhor? Então porque reclamarmos das situações e dos problemas que nos afligem? Não deveríamos expressar gratidão diante de Deus e dos homens? Precisamos aprender a descansar em Deus, e estar em Deus e a transformar a nossa forma de pensar para a glória de Deus.