Vida fácil com Deus

Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em ti. Confiem sempre no Senhor, pois ele é o nosso eterno abrigo.” (Isaías 26:3-4, NTLH), “O caminho das pessoas direitas é fácil; tu, ó Deus justo, tornas plano o caminho por onde elas andam.” (Isaías 26:7, NTLH).

O que é uma caminho fácil para o andar na fé cristã, e não segundo o pensamento do mundo? Quando pensamos com a mente humana, segundo a natureza humana, quando pensamos em prosperidade, pensamos em riqueza, em ter muito dinheiro e muitas coisas. Já quando pensamos em paz pensamos em uma vida sem problemas e sem dificuldades, quando falamos de um caminho fácil, falamos de andar sem enfrentar dificuldades, não é verdade? Mas é esta a realidade da fé cristã? As promessas de Jesus não são o oposto do que pensamos? “Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.” (João 16:33, NTLH)

Paulo não se expressou de forma diferente: “E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência,” (Romanos 5:3, NTLH)”Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte?” (Romanos 8:35, NTLH). “Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; agüentem com paciência os sofrimentos e orem sempre.” (Romanos 12:12, NTLH). “Os irmãos dali têm sido muito provados pelas aflições por que têm passado. Mas a alegria deles foi tanta, que, embora sendo muito pobres, eles deram ofertas com grande generosidade.” (2 Coríntios 8:2, NTLH).

Precisamos parar de viver uma utopia (algo irrealizável, imaginário). Viver a vida cristã é aprender em meio aos sofrimentos, aos problemas e as dificuldades a descansar em Deus. A confiar nas promessas do Senhor, em manter a esperança firme que ele cuida de todas as coisas, que ele cuida de nós, independente de qualquer situação, independente do que estejamos passando, ele nos ama e cuida de nós.

Por que o caminho é fácil? Porque conhecemos quem é o nosso salvador, confiamos que ele cuida de nós, confiamos naquele que se preocupa em saber quantos fios de cabelo temos. Este é o nosso Deus. Tudo que passamos, tudo que enfrentamos somente passamos para o nosso amadurecimento, para aprendermos a confiar em Deus e não em nós e nem em nossa força.

Precisamos aprender a nos aprensentar diariamente diante do Senhor e diante das pessoas com um coração grato, com um coração alegre, confiante no Deus que nos concede a salvação, que deu o seu filho em nosso favor, para restaurar a nossa comunhão com ele.

Viver a vida com o nosso Deus é aprendermos a confiar que ele cuida de nós; mesmo que tudo pareça difícil, mesmo que pareça sem luz no final do túnel, devemos viver em alegria, descansando e confiando naquilo que o Senhor faz por nós em em nossas vidas.