Sabedoria no planejar

Com a sabedoria se constrói o lar e sobre a prudência ele se firma.” (Provérbios 24:3, NTLH). “Ser sábio é melhor do que ser forte; o conhecimento é mais importante do que a força. Afinal, antes de entrar numa batalha, é preciso planejar bem, e, quando há muitos conselheiros, é mais fácil vencer. ” (Provérbios 24:5-6, NTLH). “Não construa a sua casa, nem forme o seu lar até que as suas plantações estejam prontas e você esteja certo de que pode ganhar a vida.” (Provérbios 24:27, NTLH)

Por que desprezamos a sabedoria e os conselhos existentes em provérbios? Por que achamos muitas vezes que são meramente palavras? Por que não damos importância ao planejamento, a análise da capacidade de poder ou não poder fazer as coisas. Não só não planejamos, não analisamos nossa capacidade para fazer, como jogamos toda a responsabilidade em Deus. Não é isso uma contradição? Se planejamento não é importante, se estar preparado para sustentar um lar não é importante? E se colocamos tudo na mão de Deus, como “espirituais” e homens cheio de fé, por que Deus permitiu a existência dos provérbios de Salomão? Só para serem lidos e não observados?

Fazer o que Salomão nos recomenda não é uma questão de não confiar em Deus, muito pelo contrário. Deus nos deu sabedoria para sabermos e podermos avaliar. Analisar se somos capazes e se temos condições de enfrentar o que vem pela frente, se temos condições de suportar os momentos; pois como está em provérbios: “Quem é fraco numa crise é realmente fraco. ” (Provérbios 24:10, NTLH). As crises virão, as dificuldades estarão presentes; mas quais serão as nossas atitudes? O que faremos? Qual será a nossa postura? Se sentarmos e planejarmos, então seremos capazes de enfrentar as crises e as dificuldades. Tudo isso, fazemos, e devemos fazer no reconhecimento da dependência de Deus. Podemos planejar, podemos avaliar, mas quem abrirá as portas, quem liberará os recursos é Deus. Somos totalmente dependentes dele para todas as coisas; pois como está escrito: “Não conte vantagem a respeito dos seus planos para o futuro, pois você não sabe o que vai acontecer amanhã.” (Provérbios 27:1, NTLH).

O próprio Senhor Jesus ensina-nos que devemos sentar e planejar antes de uma empreitada: “Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo: “Este homem começou a construir, mas não pôde terminar!”” (Lucas 14:28-30, NTLH)

Precisamos parar de sermos irresponsáveis e inconsequentes. Devemos ouvir os conselhos inclusos em provérbios e usá-los em nossas vidas. Precisamos observar o que o nosso Senhor falou. Não podemos achar que as coisas são diferentes. Se queremos andar juntos devemos estabelecer acordo de como andar junto, que objetivos, que desejos estamos buscando, o que queremos, como nos comprometemos, como está no livro de Amós: “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” (Amós 3:3, BEARA).

Planejar, avaliar, estabelecer acordo são princípios bíblicos e devemos observar se queremos alcançar vitória através do que o Senhor permitir. Podemos sair com um plano, com uma ideia, mas o Senhor irá conduzir tudo conforme o seu coração e o seu desejo. Mas teremos um norte, teremos um objetivo, um sonho para ser alcançado.

Devemos fazer isso para tudo em nossas vidas. Não podemos ser obstinados ou tacanhos; mas precisamos estar sempre prontos para seguir o que o Espírito determina para realizarmos a vontade de Deus. Somos instrumentos, somos vasos e devemos estar e nos preparar para sermos usados para a glória dele.

Por isso precisamos estar sempre revendo, sempre analisando onde queremos chegar, onde estamos e se estamos no caminho certo e fazendo o que é necessário para alcançar o que desejamos. Se não fazemos isso, tanto em nossa vida pessoal, profissional, familiar ou nas ações como membros do corpo de Cristo, estamos agindo com estupidez. E se achamos que alguma coisa mudará sem que haja o planejamento, sem que acha meta, estamos completamente enganados. Os sonhos, as metas são fundamentais para mudarmos a nossa situação. Para avaliarmos onde estamos e onde queremos chegar. O que mudou em nossas vidas nos últimos anos sem planejamento, sem meta, sem identificação clara do que precisa mudar?