Confiar em Deus

“A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas das rochas, na tua alta morada, e dizes no teu coração: Quem me deitará por terra? Se te remontares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derribarei, diz o Senhor.” (Obadias 3-4, RA Strong). “Em me vindo o temor, hei de confiar em ti. Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal?” (Salmos 56:3-4, RA Strong). “Em Deus, cuja palavra eu louvo, no Senhor, cuja palavra eu louvo, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer o homem? ” (Salmos 56:10-11, RA Strong).

Quando falamos de tribulação, de dificuldades, de momentos difíceis, sabemos que somente confiando e descansando em Deus é que teremos a vitória; mas precisamos aprender a confiar e a descansar não somente nos momentos de crise; mas principalmente quando tudo “parece” bom e tranquilo. Quando parece que não temos problema, que não temos dificuldade. Neste momento o que muitas vezes brota em nossos coração é a arrogância, a prepotência, e a auto-confiança. Confiamos em nós mesmos, nos nossos braços e em nossa capacidade. Nestes momentos, dificilmente vivemos de forma a confiar e a descansar no Senhor. Quando assim fazemos, normalmente, como um Pai que ama o filhos, passamos por um momento de dificuldade, “aparente” derrota porque Deus deseja que o conheçamos e aprendamos do seu amor.

Precisamos entender que somos o que somos não por nós mesmos; mas pela graça de Deus. Estamos bem, não porque podemos, ou temos condição por  nós mesmos de criar as situações em nossa volta que nos trás a tranquilidade e o descanso. Todos os momentos, todas as situações que passamos ou vivemos, devemos viver da mesma maneira, descansando no Senhor. Não são as tribulações, não são as pessoas, não é o que está a nossa volta; sejam momentos de tranquilidade ou de tribulação que podem influenciar as nossas vidas. Precisamos aprender e lembrar sempre quem somos. Quando reconhecemos a nossa dependência, quando nos apresentamos na condição de humildes, ou seja, miseráveis diante de Deus, sem capacidade ou condição de sustentar qualquer coisa que seja, então não importam as circunstâncias, não importa o que se passa a nossa volta. Nossa confiança será inabalável no Senhor; pois por mais mal que possam nos fazer o homens, de forma alguma poderão nos atingir como filhos de Deus. E o nosso Deus é soberano que nos sustenta, que nos protege e nos conduz por seus caminhos.

A arrogância, a auto-confiança levam nos a derrota, mas a humildade diante do trono de Deus, nos conduz a vitória, pois estaremos amparados pelo amor de Deu. E no amor de Deus não existe o medo, não existe razão para nos preocuparmos ou para estarmos abalados, pois estamos firmes na rocha que nos sustenta.

Como deixamos uma vida na carne para viver uma vida no espírito, já não tememos o que pode nos fazer o homem. Mesmo que percamos as nossas vidas, podemos descansar em Deus, pois Ele é soberano, e tem o melhor para nós e pelas vidas em nossa volta. Tudo que nos sobrevier tem um só propósito: “fazer o amor e a graça do Pai conhecidos a todos”.

Precisamos aprender a viver aos pés da cruz, a colocar ali o nosso jugo, a pegar o fardo do Senhor e a viver nessa terra como peregrinos, como estrangeiros, como pessoas que dependem exclusivamente de Deus para todas as coisas. Não existe nada neste mundo que possa nos impedir de viver descansando na rocha da nossa salvação. Nada pode nos separar do amor do Pai, nada pode nos impedir de viver uma vida no espírito de forma que tenhamos comunhão permanente com Deus; mesmo que tudo esteja desmoronando a nossa volta. Aprendamos a confiar no Senhor, principalmente quando estamos com “céus de brigadeiro”; pois sempre teremos tribulação, quando necessitaremos com maior empenho aprender do seu amor.