“… Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor.” (Romanos 12:11, NTLH)
Por que muitas vezes nos perdemos em nossos pensamentos e razão pelas quais fazemos as coisas? Por que muitas vezes nos vemos irritados e sem vontade de fazer as coisas porque achamos que estamos servindo as pessoas? A obra que Deus tem para nós, o que devemos fazer, como devemos fazer, e a quem servimos precisamos estar sempre refletindo e sempre nos lembrando: não trabalhamos para as pessoas, não vivemos em função das pessoas, mas estamos aqui para servir ao Senhor, para honrar ao Senhor, para glorificar o seu nome.
Quando nos vemos sempre servindo ao Senhor, porque lembramos da sua graça, do seu amor para conosco, então sempre estaremos fazendo as coisas para Ele, com a alegria que provém do trono de Deus, e fazemos isso com muito zelo e com muito fervor; e fazemos isso em favor do corpo, em favor de cada vida como para o Senhor.
Mas se desviamos os nossos olhos e achamos que estamos servindo a pessoas, a uma liderança, então, a nossa motivação está errada e a razão de fazermos as coisas muito mais errada ainda. Precisamos compreender que não servimos a homens, ou seja, a obra que temos que realizar não são para homens e nem de homem algum, e sim para Deus e a uma obra que é Dele. Servimos as pessoas para o propósito de levá-las ao conhecimento da graça de Deus e para que conheçam e sirvam a Deus com alegria de coração.
Quando suportamos as debilidades dos fracos, quando compreendemos o pensamento diferente das pessoas e as suas motivações, quando aprendemos a lidar com as diferenças de opinião, quando aprendemos a suportar as pessoas difíceis, quando honramos as pessoas a nossa volta, quando concedemos perdão diante de tanta ignorância e incapacidade de servir e fazer a vontade de Deus, então, estamos fazendo isso, não por causa das pessoas, mas para servir a Deus. Estamos distribuindo graça e com as nossas atitudes, com os ensinamentos que Deus nos concede, levamos as pessoas a compreenderem o Seu propósito para cada vida.
Servir ao Senhor com fervor somente é conseguido quando lembramos que não estamos aqui para atender a interesses de pessoas, para atender a vontade humana; mas somos servos do Deus altissímo, somos seus filhos e instrumentos em suas mãos. Ele nos coloca onde deseja, da forma como deseja para que possamos aprender e sermos levados a um processo de amadurecimento; assim, como levar conhecimento, experiência, e amadurecimento as pessoas através de uma vida que reflete a graça e o amor de Deus onde estivermos.
Precisamos sempre lembrar que: “… todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. …” (Romanos 11:36, NTLH). Precisamos aprender sobre mansidão, sobre dependência de Deus, sobre o que seja a nossa responsabilidade e o que o Senhor Jesus faz em sua igreja e através da igreja. Precisamos exortar sempre as pessoas quando o Senhor nos dá a palavra, para que não nos desviemos da verdade, mas a obra é de Deus, o crescimento é provido por Deus, nós somos instrumentos para plantar, regar e ceifar, não somos responsáveis pelo crescimento e amadurecimento das pessoas que estão a nossa volta, mas sim, somos responsáveis por suas vidas.
Sirvamos ao Senhor com alegria, sirvamos com fervor, lembrando quem é o Senhor de todas as coisas, a quem servimos, e a quem devemos prestar conta de todas as nossas responsabilidades de entendimento que o Senhor nos concede.