Ser testemunha fiel

“ Eis-me aqui, testemunhai contra mim perante o SENHOR e perante o seu ungido: de quem tomei o boi? De quem tomei o jumento? A quem defraudei? A quem oprimi? E das mãos de quem aceitei suborno para encobrir com ele os meus olhos? E vo-lo restituirei.” (1 Samuel 12:3 RA)

Podemos nós como Samuel que chegou diante do povo de Israel e fez tais perguntas? Temos a consciência tranqüila que temos servido ao Senhor com toda a justiça do Seu reino, ou temos “coisas” a esconder das quais nos envergonhamos?

Para nós, que somos embaixadores do reino de Deus, servos de Jesus, o que é importante não é o que se vê, ou o que é exteriorizado, mas a nossa consciência e o nosso coração. Precisamos agir como testemunhas fiéis que honram e glorificam ao seu Senhor e a justiça do seu reino.

O que é defraudar? O que é suborno? O que é encobrir com os olhos para que a justiça não seja feita? O que é tomar o boi? O que é oprimir? Normalmente quando pensamos nestas coisas, pensamos em grandes ações de roubo, de opressão, ou suborno. Não, devemos olhar as coisas mínimas, devemos olhar os detalhes; pois são nos detalhes de nossas vidas, nas atitudes que tomamos que as pessoas que estão a nossa volta olham.

Subornar alguém pode ser simplesmente, darmos uma propina para o policial de trânsito para o cafezinho, para evitar a multa.

Oprimir é restringir o direito de uma pessoa é utilizar de recursos para que ela não se beneficie de tudo aquilo que tem direito, como no caso de um patrão que demite o funcionário antes de um ano, e logo depois o recontrata, para que ele não tenha maiores direitos, é não recolher em folha de pagamento tudo aquilo que tem direito, é o pagar por fora. É o caso das pessoas que nos ajudam em casa, quando não assinamos sua carteira, quando não pagamos seus direitos. Quando contratamos funcionários como autônomos e não pagamos conforme prevê a legislação.

E roubo? É apropriarmos daquilo que não é nosso. Como: uma caneta ou borracha que pego no serviço de forma escondida e levo para casa para não ter que comprar para os meus filhos, é pegar papel para impressora de casa. Ou atitudes como: é não emitir nota fiscal das vendas que realizamos em nossas empresas para não pagar imposto (estamos roubando o governo), é usar de artifícios como colocar dependente no imposto de renda que não são devidos para receber uma maior restituição ou não pagarmos mais impostos.

Nós, como cristãos, representantes de Cristo, embaixadores do reino de Deus, não devemos utilizar este tipo de recurso, pois estamos manchando o bom nome que sobre nós existe, é o nome de nosso Deus que é sujado. Não estamos sendo testemunhas fiéis de Seu reino.

Que possamos aprender nestas pequenas coisas, nestes detalhes, o que são atitudes e ações que devemos ou não tomar, para sermos testemunhas fiéis do reino de Deus, e podermos ter uma postura como de Samuel diante de todo o povo.