X da questão

por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre,” (2 João 2, BEARA)  “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” (1 João 4:4, BEARA) “Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.” (Hebreus 4:11, BEARA)

São tantas as promessas do Senhor pra nós, que nem conseguimos contar ou muitas vezes lembrar.  Mas fica a questão: parece que tudo isso está tão distante do que vivemos no dia a dia, que um abismo tão grande está separando o nosso cotidiano das promessas do Senhor. Compreendemos que fomos feitos novas criaturas, que ele nos libertou do poder do pecado, que recebemos o Espírito Santo, o consolador que nos guia em toda a Sua vontade. Mas, como transformar estas promessas em algo vivo dentro de nós?

No nosso dia a dia lutamos com os filhos que não obedecem, pais que estão todo tempo cobrando alguma coisa que não fizemos. Ficamos irritados, nervosos, nos vemos discutindo com o cônjuge, porque colocamos expectativa nos mesmos e fomos frustrados. Temos os nossos problemas no trabalho, no chefe que é irritante, colegas que ficam nos perturbando, pressão por fazer as coisas em um tempo curto. Temos, também, a situação de como lidar com o funcionário que não deseja trabalhar, não quer fazer nada, mas não deixa de falar dos seus direitos, como se não tivesse obrigação. Como lidar com tudo isso, como lidar com estas coisas do dia a dia, que nos deixam frustrados, cansados e irritados?

Pior do que tudo isso é olharmos para alguns irmãos e parecerem que estão acima dos seres humanos normais, que tudo é fácil, tranqüilo, parece que não são seres humanos, mas sim, sobrenaturais, parecem que vivem em outro mundo, parecem que Deus tem uma preferência especial por eles e nos abandonou completamente.

São nessas pequenas coisas que devemos aprender sobre Deus, compreender o que Ele deseja fazer em nossas vidas. Nós como em contos de fadas ficamos esperando um milagre, que amanhã acordaremos diferentes e seremos outros.

Não é essa a vontade do Senhor, não é assim que Ele age. Precisamos entender que Deus trabalha por processo, passo a passo, mudança após mudança, vitória após vitória, e assim, Ele consolida a obra em nossas vidas. Se continuarmos a fazer as mesmas coisas todos os dias e tivermos as mesmas atitudes, nada irá mudar e não experimentaremos o que Ele tem para nós. Fomos libertos do poder do pecado, portanto agora podemos fazer escolhas: se temos um chefe que é uma tristeza, irritante, o que devemos fazer? Devemos mudar a nossa atitude com relação a ele. Devemos começar a orar por ele, desejar que alcance a salvação, ao invés de fugir, irmos ao seu encontro, cumprimentá-lo, dar um sorriso e desejar um bom dia, e em pouco tempo, veremos a transformação operando. Devemos ser funcionários exemplares, fazermos as coisas com dedicação, e assim muitas outras, como com relação à esposa. Se soubermos o que a irrita, devemos fazer todas as coisas para evitar que ela fique nervosa, como: guardar as coisas que deixamos espalhadas e orarmos muito por ela, para que Deus a cubra com toda sabedoria, e agradecer a Deus pela vida dela e por tudo que ela é, a companheira que Ele nos deu. Façamos assim e veremos mudança na vida dela. Com os colegas não é diferente. Mudemos as atitudes, sejamos cordiais, amigos, ajudemos dando apoio, aprendendo a ouvir, sendo atenciosos, mas principalmente, comecemos a orar por cada vida. Fazendo assim iremos ver o transformar de vida que experimentaremos. Nossos problemas, mesmo que a toda hora, queiramos assumir para nós, para resolvermos, entreguemos nas mãos de Deus, pois Ele cuida de nós. Ao fazermos assim veremos o operar em nós.