Prontos e vigilantes

pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão. ” (1 Tessalonicenses 5:2-3, BEARA)

Como vivemos neste mundo? Quais são as nossas preocupações? Com que estamos preocupados? Mantemos os nossos olhos nas solicitudes da vida? Estamos ansiosos com o dia de amanhã? E por isso, passamos o nosso tempo, focados em buscar mais e mais das coisas temporárias deste mundo? Buscamos aumentar a nossa riqueza, os nossos bens, termos isso e aquilo que tanto agrada os olhos e que é o foco de quem não conhece a Deus?

O que é estar pronto e ficar vigilante? Primeiro: não fomos chamados para o reino de Deus para vivermos como vivíamos anteriormente em nossos delitos e pecados, vivendo de forma contrária à natureza de Deus. Fomos chamados para sermos santos, sermos cidadãos do reino de Deus, para reconciliarmos os homens com Ele. Não fomos chamados para buscarmos promoção (mas devemos aceitá-la se nos for oferecida, aproveitar as oportunidades que o Senhor coloca à nossa disposição). Não fomos chamados para buscar e focar na compra de casa, carro, etc. Não fomos chamados para gastar todos os nossos recursos em bens de consumo que atendam nossas vaidades e os desejos do coração humano.

Deus nos chamou para sermos filhos, para vivermos neste mundo como tal, para termos e revelarmos a Sua natureza no meio onde estamos. Ele nos chamou para revelarmos graça, compaixão, misericórdia, condescendência, amor, perdão. Mas  focar nossa atenção principalmente no exemplo do Senhor Jesus, que viveu de forma intensa para cumprir e realizar a vontade do Pai. Quando andamos segundo a natureza de nosso Deus, quando estamos preocupados e focados nas coisas do Seu reino, estamos prontos para partir e estar com Ele a qualquer momento, como estamos sempre prontos para encontrá-lO conforme prescrito em Sua segunda vinda.

Somos cidadãos do reino de Deus, somos Seus filhos, para vivermos conforme o Seu coração e desejo.  Não existimos para andar e viver conforme vivíamos em nossas paixões, ansiedades e luta como se o nosso mundo, a nossa vida se resumisse a esta terra. Somos cidadãos do reino de Deus para andar na Sua presença, revelando o Seu caráter e natureza.

Quando tiramos o foco de nossas vidas nos valores deste mundo e colocamos naquilo que está o coração de Deus, revelando a Sua natureza através de nossas atitudes, então estaremos sempre prontos, pois vivemos segundo Sua vontade. Compreendemos o que seja fazer morrer a natureza humana e revelarmos a natureza divina que nos é concedida por intermédio de Jesus Cristo, o nosso Senhor.

Fazer morrer a natureza terrena para que a natureza do homem interior, nascido segundo Deus, se revele de forma que O agrade. Estarmos prontos e vigilantes é estarmos focados nos princípios e valores do reino de Deus. Oferecendo as nossas vidas, recursos para suprir a necessidade e a falta dos outros. Estaremos revelando compaixão, misericórdia, amor e graça nos relacionamento que mantemos com as pessoas a nossa volta.