“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.” (1 Pedro 5:6-9, BEARA)
Nós precisamos aprender a não dar ouvidos ao diabo, que vive à nossa volta, torcendo a verdade e a promessa de Deus para que nos afastemos do caminho da graça, para que afastemos daquela que é a vontade do Senhor. Precisamos entender o que significam as coisas. Quando Paulo escreveu: humilhai-vos, ele estava falando de se prostrar no chão, de ficar de joelhos e começar a declarar uma verdadeira ladainha a Deus, falando o quanto somos vermes e miseráveis? Não, Paulo não estava falando destas coisas. Precisamos de uma vez por todas compreender o que seja humilhar diante de Deus, o que seja ser humilde. Ser humilde é reconhecer a dependência completa de Dele. É ter o entendimento que nós por nós mesmos não podemos fazer nada que agrade, não podemos realizar nada que possa levar as pessoas a Ele, que pela nossa força, nosso conhecimento, não somos capazes de fazer ninguém crescer e conhecer a Deus, ou a vivermos segundo a Sua vontade e coração.
Precisamos entender que não temos como cuidar, saber ou fazer qualquer coisa com relação ao futuro. Não podemos viver o nosso dia a dia, pensando nas preocupações e no que pode acontecer amanhã. Se aprendermos a depender do Senhor, a confiar em Sua palavra (que Ele cuida de nós) então estamos nos humilhando, reconhecendo a nossa total incapacidade de fazer algo por nós mesmos que O agrada, e que dependemos Dele para que sejamos instrumentos para que Ele use conforme o Seu prazer e querer, para que a Sua obra seja realizada.
Humilhar perante o Senhor é sempre nos lembrarmos disto, termos a convicção de que dependemos do Senhor, pois, o diabo está em todo o tempo, tentando nos enganar, ou nos levar a acreditar que podemos fazer algo por nós mesmos. Devemos fazer o que o Espírito Santo determina, mas, precisamos ter a certeza que não somos nós que fazemos, não somos nós que levamos as pessoas a se reconciliarem com o Senhor ou mesmo a desejarem o crescimento e amadurecimento. Quem convence as pessoas é o Espírito Santo, somos instrumentos usados para expressar a vontade de Deus.
Resistirmos na fé é, pelo fato, de termos a certeza que dependemos do Senhor, não aceitarmos as acusações, artimanhas e as tentativas do diabo que vive ao nosso derredor, tentando nos afastar do descanso e das promessas de Deus. A única forma de podermos fazer isso é através da oração, do conhecimento da palavra (das promessas do Senhor) e de vivermos de forma humilde em Sua presença. Se andarmos neste tomando como base estes três aspectos, não aceitaremos as ofertas, não nos deixaremos enganar, e não nos afastaremos do Deus vivo e verdadeiro.
Por isso, em cada tribulação, em cada dificuldade veremos o cuidado e o operar de Deus em nossas vidas, levando-nos a conhecê-lO mais e mais.