Ser misericordioso

Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam. Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso. E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai. ” (Lucas 6:32-36, BEARA)

Estes são os ensinamentos de Jesus aos seus discípulos, isto é a nós. Negamos os ensinamentos Seus ensinamentos? Achamos que os mesmos não se aplicam mais ao nosso tempo? Estamos contestando ao autor da vida? Achamos que somos melhores que as pessoas na época de Jesus? As palavras do Senhor não são para serem lidas, ouvidas ou somente proferidas, mas para serem vividas. O Senhor nos chama para uma nova vida, para vivermos, não simplesmente, para recebermos a salvação e acharmos que tudo termina por aí.

Viver o reino de Deus começa com a Sua obra salvadora, ser cidadão do Seu reino. Quando compreendemos que devemos viver segundo novas normas e regras, e não de acordo com o ensinamento que recebemos no mundo, mas sim, conforme aquilo que o nosso Senhor nos ensina. Portanto, as palavras proferidas pelo Senhor não são simplesmente para serem ouvidas, mas vividas, e fazemos isso, não por medo, punição, mas porque quem é do reino de Deus e de nosso Senhor Jesus, vive segundo a Sua natureza e os preceitos do reino de Deus, porque é normal viver assim. Só precisamos ser seus imitadores.

Primeiro o que significa “ser misericordioso”. Misericórdia significa manifestar bondade, graça, amor. Manifestar graça é termos a mesma atitude que o nosso Deus, isto é: fazer algo em favor de alguém, mesmo que ela não mereça, mesmo que não seja digna, mesmo que não reconheça. Quando Jesus disse que os seus discípulos deveriam tomar a Sua cruz e segui-lo, ou quando Paulo escreve dizendo que devemos fazer morrer a nossa natureza terrena, eles estavam falando da mesma coisa: sermos misericordiosos, abrirmos mão do que pensamos, do que fomos ensinados no mundo: sermos orgulhosos, termos inveja, sermos egoístas. No reino de Deus não vivemos desta forma, temos do Seu coração, por isso vivemos e andamos como Ele, e para isso, precisamos morrer para nós mesmos, morrer para os nossos desejos, sonhos, nosso orgulho, nossa incapacidade de perdoar, nossa incapacidade de ajudar os outros mesmo que não mereçam. Deus nos amou e deu o Seu filho. Jesus nos amou e abriu mão do que era para viver em nosso meio; então porque não podemos tomar o mesmo tipo de atitude que o nosso Deus?

Devemos amar, não nos preocupar em receber retorno. Quando Deus diz que devemos manifestar graça, bondade, compaixão pelas vidas, devemos simplesmente viver desta forma e com estas atitudes sem esperar qualquer retorno ou retribuição das pessoas. Não estamos aqui para recebermos pagamento pelo que fazemos, estamos aqui para que as nossas vidas sejam para o louvor e glória do nome de nosso Deus. Morrer para nós para vivermos a Sua vontade, segundo o Seu coração. Sermos misericordiosos deve ser o nosso maior objetivo, nosso maior desejo, pois nisto estaremos revelando o Deus que amamos e servimos.

Ser filho de Deus é revelar o que Ele é através de nossas vidas, por isso devemos ser misericordiosos como é o nosso Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.