O que entendemos por “prosperidade”? Na maioria das vezes quando falamos que determinada pessoa é próspera, estamos resumindo ao significado de ter riquezas, ser uma pessoa materialmente abastada, mas é este o significado de “prosperidade”? No dicionário Aurélio, temos a seguinte explicação: 1 – Ditoso, feliz, venturoso; 2 – Bem-sucedido; afortunado. Fica então a pergunta: era Paulo uma pessoa próspera? E Estevão? E Pedro? Qual o significado de ser uma pessoa próspera no novo testamento? É Deus contra a riqueza ou a prosperidade como se normalmente entende no conceito popular? Entendermos estes aspectos de nossa vida cristã é fundamental, mas o principal não é o entendimento, mas sim, o vivermos segundo os princípios que devem nortear a nossa vida.
Posso ser uma pessoa próspera, em todos os sentidos, especialmente com o que ganho?
Primeiro: Se olharmos a vida de Paulo, Pedro e Estevão, dentre muitos outras, testemunhas fiéis do Senhor, podemos deduzir, se pensamos em prosperidade como resultado de abundância de recurso material, podemos dizer com toda a convicção e certeza, os apóstolos não eram pessoas prósperas materialmente; pois um morre apedrejado, outro passa fome, passa falta, esteve à beira da morte, ou apanhou por causa de sua fé. Por isso, precisamos rever o conceito que temos de prosperidade. Sem a revisão, sem o mudar de opinião sobre o que seja ser uma pessoa próspera para um cristão dificilmente viveremos uma vida que agrada a Deus. Precisamos mudar a forma de pensar e estender o conceito de prosperidade que temos, temos que olhar com os olhos e com a mente de um cristão, de um filho de Deus.
Segundo: Deus não é contra a riqueza, ou a abundância de bens materiais, Ele só é contra em como colocamos o nosso coração na busca destas coisas. Aquela pessoa que buscar desesperadamente, só pensar em crescer, crescer, ganhar mais e ganhar mais, que fecha a sua mão para o necessitado, que não reparte o que possui, este sim está fora do propósito de Deus, não compreendeu o significado de prosperidade no reino de Deus.
Terceiro: Outro fator importante que precisamos entender como cristãos, prosperidade está além do que ganhamos e de quanto temos, mas sim, como gastamos o que recebemos. Como administramos os recursos que Deus disponibiliza em nossas mãos. Se gastarmos menos que ganhamos, se temos um coração aberto para repartir, e a consciência que existe abundância no que Deus coloca em nossas mãos, então saberemos viver de forma próspera, teremos abundância e não falta, o dinheiro que recebemos, não será pouco para a quantidade de dias que tem em um mês. Não irá haver excesso de dias em um mês. Lembremo-nos da parábola dos talentos que Jesus contou.
Sermos prósperos como cristãos é vivermos de forma plena, e andarmos segundo coração de Deus, realizando a Sua vontade, e tudo o que fizermos, faremos segundo o Seu plano, e seremos bem sucedidos. É sabermos que temos todos os recursos que precisamos, não para os nossos interesses e benefícios, mas para o reino. É existir em nós abundância de paz, é andarmos no descanso do Senhor, sabendo que tudo que ocorre e se passa em nossas vidas tem a mão poderosa de nosso Deus, mas é principalmente, vivermos com um coração grato, com a convicção de que o que Deus põe em nossas mãos é recebido com gratidão, não com lamúria, e que os recursos são disponibilizados segundo o querer e o desejo de nosso Deus, para que aprendamos a ter um coração aberto e pronto a repartir. Talvez não sejamos ricos neste mundo, mas sim aprenderemos com o Senhor, acumular o verdadeiro tesouro nos céus.