Prossigamos em conhecer o Senhor

Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Oséias 6:3, BEARA)

Pensamos e oramos muitas vezes pedindo para conhecer o Senhor, compreender a Sua vontade, clamamos para sermos transformados, recebermos um coração segundo o de Deus e ao fazer isso, pensamos da seguinte forma: hoje, durmo assim e amanhã acordo assado, como se tudo ocorresse em um passo de mágica. Clamamos por imediatismo, mas não compreendemos os processos de Deus.

Precisamos compreender que Deus não nos força, Ele nos ensina. Precisamos compreender que a nossa vida com Ele é conduzida pelo princípio de algo que Ele faz de “fato” e “declarado” que assumimos pela fé, e por “processo”, onde crescemos e aprendemos.

Primeiro: Deus nos fez filhos em Jesus Cristo, nos deu do Seu Espírito, nascemos de novo em Cristo Jesus, somos novas criaturas. Temos e recebemos do coração de Deus. Temos a vida de Deus, temos tudo, recebemos o que necessitamos para viver segundo o coração Dele. Isto é fato. Fato que assumimos pela fé. Se o Senhor falou, se Ele prometeu, é verdade, está consumado, não existe mais discussão, pois é a palavra do Senhor.

Segundo: Se entregamos o nosso coração e vida ao Senhor, se morremos para nós, fomos feitos novas criaturas e assim começam os processos de Deus em nossas vidas: de aprendizagem, crescimento e amadurecimento. Assim como uma criança, que recebe a instrução e assimila o conhecimento, o entendimento de todo o ensinamento de seus pais, assim é conosco com relação ao nosso Deus. O Espírito Santo nos ensina, nos lembra de toda a palavra do Senhor, Ele nos fala de tudo aquilo que está no coração de nosso Deus e de nosso Senhor Jesus, para andarmos em Seus caminhos e sermos Seus imitadores como filhos amados. Deus não deseja autômatos, que façamos as coisas sem compreender, por isso a transformação operada em nossas vidas não ocorre em um piscar de olhos, de um momento para outro.

Para conhecermos o coração de nosso Deus, para entendermos toda a Sua vontade para as nossas vidas, podemos ir a passos rápidos ou lentos, depende de assimilarmos, aprendermos e nos sujeitarmos ao Seu desejo. Quando Paulo escreve que devemos fazer morrer a natureza terrena, e manifestarmos os dons do Espírito, é sobre este processo, de conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor. Se acharmos que a nossa natureza terrena é importante, e não rejeitarmos os nossos pensamentos egoístas, se não rejeitarmos o nosso orgulho, se não concedermos perdão, se não orarmos por aqueles que nos desejam o mal, então estaremos retardando o nosso processo de compreender e conhecer o coração de nosso Deus. Deus não impõe, Ele mostra, Ele se revela, fala aos nossos corações sobre o Seu desejo. Quando lemos que temos que ser um, e Jesus orou para que assim o fôssemos, Ele estava falando de deixarmos e nos sujeitarmos ao ensinamento do Espírito. Quando Paulo escreveu que deveríamos nos esforçar por preservar a unidade da fé, ele estava falando deste princípio, de rejeitarmos a nossa natureza humana, nossos desejos e pensarmos como o nosso Deus, onde há amor, honra e submeter um ao outro, e Ele deseja que aprendamos isso, a sermos um, a abrirmos mão do que desejamos, para pensarmos no corpo e na Sua vontade. Isto é conhecer o Senhor. Fazer isso é prosseguir em conhecê-lO e a Sua glória será revelada em nós.