“O que anda na retidão teme ao Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.” (Provérbios 14:2, BEARA)
O que é andar por caminhos tortuosos? Por que andar por caminhos tortuosos revela desprezo por Deus? As atitudes de nossas vidas revelam temor, amor pelo Senhor, pelo nosso Deus? Ou revelam desprezo e falta de respeito e honra para o com o nosso Deus, e por Jesus Cristo a quem declaramos ser nosso Senhor?
Caminho tortuoso, segundo o dicionário Aurélio, é aquilo que dá muitas voltas, ou no sentido figurado, aquilo que é oposto à verdade e a justiça. Então, como são nossas vidas e atitudes? Estamos praticando atitudes que são opostas à justiça e a verdade? Não é para questionarmos a nossa consciência, mas julgarmos a nossa atitude, nosso proceder, segundo a justiça e verdade de Deus. Devemos julgar o nosso comportamento à luz da palavra de Deus. Se o que fazemos é correto, justo e faz parte da natureza de nosso Senhor Jesus e de nosso Pai.
Vamos a alguns exemplos para melhor analisarmos e pararmos de simplesmente filosofarmos teorias: Sou empregado, recebo o meu salário para fazer um determinado serviço. Como estou fazendo este serviço? Faço mais ou menos, faço somente quando o chefe ou o patrão está olhando? E quando não está sou totalmente desmazelado? Procuro cumprir o horário conforme combinado? Sou preguiçoso? Qual é a minha atitude? Por outro lado, se sou o patrão como tenho agido com as pessoas que trabalham para mim? Procuro negar-lhes o direito, ou usar de artimanhas para pagar menos imposto, não pago o que é devido ao funcionário? Procuro não conhecer a legislação para alegar ignorância? Demito o funcionário de uma empresa e contrato em outra antes de completar um ano de trabalho? Pago o seu transporte, ou porque ele mora perto lhe nego este direito? Qual é o meu comportamento? Uso o subterfúgio do trabalho autônomo para pagar menos imposto, declarando ser uma terceirização de serviço?
E com relação à minha obrigação fiscal como empresário? Qual é a minha atitude? Compro sem nota, não emito nota, somente para não pagar imposto? Ou para não mudar de alíquota de imposto?
A quem estamos beneficiando ou a quem temos prejudicado com estas atitudes? São estas atitudes coerentes e pertencentes à natureza de Deus? Pode os filhos de Deus, aqueles que receberam da natureza Dele, agir desta maneira? Quando rejeitamos a natureza de Deus, estamos simplesmente desprezando o Senhor Jesus, rejeitando toda a Sua obra, estamos sendo simplesmente religiosos que procuram um alívio para a sua consciência.
Deus não busca pessoas com atitudes como essas, Ele busca sim, pessoas que desejam e querem viver segundo a Sua natureza divina que foi dada a cada um daqueles que se submeteram a Ele como Senhor de suas vidas. Se você tem andado em caminhos tortuosos, arrependa-se deste caminho, mas lembre-se: arrepender, é mudar de atitude, não é simplesmente chorar e continuar a fazer da mesma maneira. Confie no Deus da sua salvação, saiba que Ele cuida de nós, Ele honra aos seus filhos e deseja que os mesmos o honrem e glorifiquem nas simples ações da vida.