No amor de Deus não existe medo

E nós mesmos conhecemos o amor que Deus tem por nós e cremos nesse amor. Deus é amor. Aquele que vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele. Assim o amor em nós é totalmente verdadeiro para que tenhamos coragem no Dia do Juízo, porque a nossa vida neste mundo é como a vida de Cristo. No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.” (1 João 4:16-19, NTLH)

Por que temos medo? Porque não conhecemos, não confiamos na palavra do Senhor, não temos certeza daquilo que Ele prometeu. O Senhor afirmou que na casa do Pai há muitas moradas. Então temos que confiar e acreditar no que Ele prometeu. Ele nos prometeu a salvação, se entregássemos nossas vidas a Ele, então não temos pelo que duvidar de Sua promessa. Não temos que temer a morte, pois conhecemos e confiamos nas promessas do Senhor.

O que são as angústias e ansiedades que podemos viver? Nada mais nada menos que o nosso medo do amanhã, do que pode nos acontecer, do atendimento ou não de nossas necessidades. Então devemos perguntar, confiamos ou não nas promessas de Deus? Não foi o Senhor que falou: “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. ” (Mateus 6:31-33, BEARA)

Se Deus disse que cuidaria de nós, que não era para nos preocuparmos, porque então duvidar? Simples, porque temos medo, porque não confiamos no amor de Deus. Porque não acreditamos em suas promessas e em sua palavra. Mas em nós não pode existir o medo, pois o medo nos afasta da vontade do Senhor. Quando vier a incerteza, a dúvida, não podemos deixar que ela nos domine, devemos rejeitar usando as promessas do Senhor. Se Ele prometeu, não temos o que temer, duvidar, pois o amor de Deus por nós é sem medida.

A nossa ansiedade, angústia são resultantes de termos medo e não acreditarmos nas promessas. Este pensamento não vem de Deus, vem do mundo, da nossa natureza humana, como se fôssemos capazes de fazer algo sobre o futuro, de assegurá-lo com a nossa própria capacidade. Precisamos compreender, aceitar e reconhecer que somos amados por Deus. E este amor é tão profundo, tão grande que não pode ser  imaginado nem medido. Só de aceitarmos que a nossa salvação é um presente de Deus dado a nós sem qualquer merecimento, começamos a entender o amor Dele por nós. Se Ele foi capaz de se mover em nosso favor, para nos resgatar e levar para os Seus braços, não será capaz de cuidar de nós? Se Ele é capaz de saber quantos fios de cabelo existem em nossas cabeças, não é Ele capaz de cuidar, de zelar e de proteger?

Precisamos entender que: nada, nada, mas nada mesmo acontece conosco sem que haja a Sua permissão, o Seu plano perfeito por trás, cujo único objetivo é o nosso crescimento, nosso amadurecimento e fortalecimento para a Sua obra.

Termos a certeza deste amor nos levará para uma vida prática totalmente diferente da realidade que vivemos hoje. Termos a convicção de que Deus cuida de nós, independente das tribulações que estejam acontecendo à nossa volta, nada pode nos separar do amor de Deus, que nos é dado em Cristo.