Precisamos nos preocupar não só com quem consagramos, apontamos, para serem líderes, presbíteros, pastores, bispos na família de Deus, mas principalmente assegurar que os ensinos de Paulo sejam considerados na hora de decidirmos se alguém deve ou não ser apontado como um líder na família (um modelo para os irmãos).
Paulo, em sua primeira carta a Timóteo, fala sobre estas coisas e traça o perfil daquele que deveria ser consagrado como presbítero, pastor, bispo na igreja do Senhor, como podemos ler do versículo um ao sete do capítulo três: ” Este ensinamento é verdadeiro: se alguém quer muito ser bispo na Igreja, está desejando um trabalho excelente. O bispo deve ser um homem que ninguém possa culpar de nada. Deve ter somente uma esposa, ser moderado, prudente e simples. Deve estar disposto a hospedar pessoas na sua casa e ter capacidade para ensinar. Não pode ser chegado ao vinho nem briguento, mas deve ser pacífico e calmo. Não deve amar o dinheiro. Deve ser um bom chefe da sua própria família e saber educar os seus filhos de maneira que eles lhe obedeçam com todo o respeito. Pois, se alguém não sabe governar a sua própria família, como poderá cuidar da Igreja de Deus? O bispo não deve ser alguém convertido há pouco tempo; se for, ele ficará cheio de orgulho e será condenado como o Diabo foi. É preciso que o bispo seja respeitado pelos de fora da Igreja, para que não fique desmoralizado e não caia na armadilha do Diabo. ” (1 Timóteo 3:1-7, NTLHE).
Que palavras poderiam ser acrescentadas as estas de Paulo? Nenhuma! Só trata de um aspecto de considerarmos ou não os seus ensinos como importantes e cruciais no processo de formar pessoas e conduzi-las ao conhecimento de Deus e da Sua vontade. E principalmente de formar pessoas que entendam e compreendem o que significa andar de modo digno do evangelho de nosso Senhor. Precisamos olhar para nós mesmos e repensarmos o que temos feito e como temos feito, sendo líderes diante da igreja do Senhor.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/o-perfil-de-um-lider-a-cuidar-de-pessoas