“Agir sem pensar não é bom; quem se apressa erra o caminho.” (Provérbios 19:2) “Procure bons conselhos e você terá sucesso; não entre na batalha sem antes fazer planos.” (Provérbios 20:18). “As pessoas fazem muitos planos, mas quem decide é Deus, o Senhor.” (Provérbios 19:21).
Temos muitos planos, sonhos e desejos de fazer coisas sejam para nós mesmos, sejam no realizar e cumprir o que está na palavra de Deus quanto a ver a expansão do reino; mas quais fazer, quais escolher, como escolher?
Podemos agir como tolos e começarmos a fazer sem antes sentarmos e avaliarmos o quão pesada é aquela empreitada; e assim, desistirmos muitas vezes antes de começar. Jesus mesmo afirmou que precisamos sentar e avaliar para vermos se damos conta da empreitada; para não desistirmos do que temos em mente.
Por isso, ideias, sonhos, precisam ser amadurecidos, compreendidos. Antes de sairmos a fazer, precisamos; antes de mais nada, buscar o conselho. Ouvir é fundamental, compreender pontos de vistas diferentes é importante. Precisamos entender que conselho não quer dizer que devemos seguir; pois são pontos de vista diferentes sobre o mesmo assunto.
No muito conselho aprendemos a sabedoria, aprendemos a analisar a situação sobre diferentes ângulos e com diferentes opiniões. Muitas vezes no conselho achamos pessoas que possuem o mesmo sonho e que as suas ações complementarão a nossa.
Ouvimos os conselhos para consolidar planos. Fazemos planos, não porque queremos ser burocratas e pessoas que não gostam de agir; mas sim, para sabermos o quão pesada é a jornada e o quanto irá requer de nós. Fazemos isso, para saber se damos conta de enfrentar e se nos comprometemos com o que estamos planejando. No planejamento, aprendemos sobre a dimensão de prazo, de custo efetivo e de recursos envolvidos, pessoas e dinheiro.
Quando compreendemos o tamanho da jornada e o quanto é pesada, então, compreendendo ser da vontade de Deus, colocamos em Suas mãos para que viabilize. Nesta jornada de colocar nas mãos de Deus estará o primeiro passo da perserverança; pois será ele quem proverá os recursos humanos e financeiros para a obra que precisa ser feita.
Não existe outra maneira, quando lemos o que Jesus falou é sobre isso que precisamos compreender. Não existe obras sem conselhos, não existe obra sem planejamento; pois quando não buscamos os conselhos, não realizamos o planejamento, na maioria das vezes desistimos antes mesmo de começar ou caimos desfalecidos na metade da jornada; porque faltou a liberação daquele que é o dono da obra.
O mais importante de todos os aspectos não é sabermos fazer, não é sabermos como fazer; mas sempre, depender daquele que é o dono da obra, que é o nosso Senhor, que sabe o que é melhor para nós.
Precisamos de sabedoria para realizar a vontade de Deus, peçamos a ele; pois dele provém todo o conhecimento e toda capacitação que precisamos para realizar o seu querer. Depender do Senhor, não confiar em homens ou em nós mesmos irá assegurar que a obra será realizada segundo o desejo do Pai.