Habita Deus com os homens?

Mas, de fato, habitaria Deus com os homens na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei.” (2 Crônicas 6:18, BEARA).

Salomão fala estas palavras quando estava consagrando o templo diante da nação de Israel. Poderia Deus habitar no nosso meio, entre os homens? O plano de Deus para a humanidade é muito maior que simplesmente habitar em templos feitos por mãos humanas. A vontade do Criador, expressa deste os tempos eternos, mesmo antes da criação, era não habitar entre os homens, mas habitar nos homens, ser um com os homens. Este é o desejo do Criador, conceder aos homens a sua vida, a sua natureza.

Ele criou o homem e deu-lhe poder sobre todas as coisas, para que pudesse governar; mas o homem se rebelou contra o criador, ao desejar fazer-se conhecedor do bem e do mau, ser deus de si mesmo. Quando escolheu este caminho, nós homens, escolhemos o caminho de Satanás (acusador dos homens).

Mas, o nosso Deus, na sua infinita misericórdia e graça, no seu amor se limite, dá o seu filho para morrer em nosso lugar, para que pudéssemos ser resgatados para o seu reino e a sua glória. Jesus se faz  homem, padece em nosso lugar, morre na cruz e ressucita ao terceiro dia, para que vencer a morte, e para trazer os homens a presença de Deus.

Ele (Jesus) fez isso porque merecemos algo, por que somos bons? Não, simplesmente por causa do seu amor para conosco, ele abre mão do que era, e vem habitar entre nós, ter um corpo limitado como o nosso, para que padecesse em nosso lugar, se oferecendo como sacríficio para nos resgatar para Deus. Não fizemos nada para merecer, tudo que recebemos de Deus é pela graça, pela sua misericórdia e seu amor eterno.

Quando reconhecemos este ato de misericórdia e nos submetemos ao Criador, reconhecendo em Jesus o Senhor e Salvador, aquele que nos reconcilia com o Pai, que pelo seu sangue remove todo o pecado; então recebemos da vida de Deus, recebemos o consolador, o Espírito Santo, não para andar ao nosso lado, mas para habitar em nós. Fazer de nós moradas, templo, casa de Deus. O nosso espírito é vivificado e reconciliado com o Criador, temos a vida de Deus, a vida eterna.

Por que Deus nos concede de sua natureza? Por que é do seu desejo nos capacitar e nos ensinar a viver segundo o seu coração, segundo a sua vontade? Isto ele faz para que experimentemos da verdadeira vida, da vida abundante; mas o seu propósito é ainda maior, pois pretende revelar ao mundo e ao universo a sua graça e o seu amor. E faz isso através dos homens. Através dos homens, que escolhem serví-lo ele revela da sua graça, da sua bondade e do seu amor a todos. Nós homens, passamos a ser canais, instrumentos para que o nosso Criador possa revelar misericórdia e graça a todos.

Deus habita em nós, faz de nós, sua morada para mostrar ao mundo toda a sua glória, toda a sua misericórdia, e graça. Como podemos revelar esta misericórdia? Seguindo a santificação, olhando para Jesus o autor e consumador de nossa fé. Fazendo morrer a natureza humana para que a sua vida seja revelada em todo os nosso atos.

Devemos em nossas atitudes revelar esta graça e este amor a nós concedidos para que o mundo possa conhecer ao nosso Deus. Quando o Senhor irá acrescentar mais e mais a igreja, seu corpo? Quando revelamos ao mundo, quando manifestamos ao mundo os atributos invisíveis de Deus através de nossos corpos; pois somos instrumentos para revelar a natureza e a vida de Deus.