Humildade e dependência do Senhor

Davi consultou ao Senhor, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas mãos? Respondeu-lhe o Senhor: Sobe, porque, certamente, entregarei os filisteus nas tuas mãos.” (2 Samuel 5:19, BEARA).”Davi consultou ao Senhor, e este lhe respondeu: Não subirás; rodeia por detrás deles e ataca-os por defronte das amoreiras. E há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas das amoreiras, então, te apressarás: é o Senhor que saiu diante de ti, a ferir o arraial dos filisteus.” (2 Samuel 5:23-24, BEARA).

Como podemos tirar do exemplo de Davi e sua atitude diante de Deus? Pois ele mesmo, homem de guerra, já experiente, já tinha enfrentado diversas batalhas; mas sempre vemos este termo: “Davi consultou ao Senhor”. Em toda a história relatada sobre a vida de Davi é o que vemos diante de cada batalha, de cada ação a realizar, cada decisão a tomar.

Não era ele capaz de decidir? Não tinha ele conhecimento e experiência suficiente para fazer as coisas e tomar as decisões? Sim, tinha, mas o que ele fazia: consultava ao Senhor. Na passagem acima é uma exemplo típico desta dependência e definir que estratégia adotar, demonstrando que mesmo tendo o conhecimento e experiência do que fazer, sempre, recorria ao Senhor, revelando no seu ato a dependência  completa, como deve ser expresso pela humildade.

Nós não teríamos subido a segundo batalha e agido da mesma maneira, adotado a mesma estratégia? Sim, a maioria de nós com certeza adotaríamos a mesma estratégia de batalha; mas o que faz Davi? Consulta ao Senhor, e como o Senhor lhe responde? Com uma estratégia diferente.

E nas ações que vamos realizar, nas decisões que tomamos, como temos feito? Agido com base no nosso conhecimento e na nossa experência e usado de estratégias anteriores? Ou temos recorrido ao Senhor buscando a sua vontade e a sua estratégia, já que ele é o dono da obra?

Enquanto acharmos que temos o controle e o domínio da situação, enquanto acharmos que somos os senhores do saber e que temos experiência suficiente, não estaremos demonstrando a humildade e a dependência que esta humildade requer de nós. Humildade é a expressão de nossa total e completa dependência de nosso Senhor. E isto como expressão de uma vontade de fazer o que é melhor para o reino de Deus, para que a vontade do Pai se expresse através de nossas vidas e em tudo que viermos a fazer.

Devemos adotar a mesma atitude de Davi. Depender do Senhor e recorrer a ele para que a estratégia seja definida, para que a vontade dele se realize em nós e através de nós. Depender do Senhor não é uma expressão de passividade, de esperar; muito pelo contrário, mas o ir atrás, o buscar a decisão o conselho e a sabedoria de Deus.

Que o Senhor nos conceda um coração sábio, humilde e que reconhece ser somente nele que encontramos a melhor e a mais sábia decisão de como abordar o que temos que realizar. Que tenhamos um coração sábio, dependente e humilde diante da face de nosso Deus para sermos expressão da glória, da graça e da vontade do Senhor.